Cidadeverde.com

Governo da Venezuela retira RCTV e outras cinco emissoras do ar

Imprimir

O governo venezuelano determinou a retirada do ar de seis canais a cabo, incluindo a oposicionista RCTV. A medida, anunciada no último sábado (23/01), foi tomada após descumprimento de norma que obriga as emissoras nacionais pagas a transmitirem discursos oficiais.

As outras emissoras que tiveram o sinal cortado foram American Network, America Tv, Momentum, Ritmo Son e Tv Chile.



De acordo com o diretor da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), Diosdado Cabello, os canais que tiveram o sinal cortado no domingo, poderão voltar ao ar quando respeitarem a legislação.



“Não estamos fechando nada. Estamos dizendo que na Venezuela todos devem cumprir esta lei”, afirmou.



Em comunicado, a RCTV acusou o governo de tentar calar a “voz de protesto do povo venezuelano ante o fracasso da administração”. A Venezuela está enfrentando problemas no abastecimento de água e energia elétrica, além de ter sido obrigada a desvalorizar a moeda local.



Em seu programa dominical “Alô, Presidente”, Hugo Chávez declarou apoio à decisão da Conatel. “Há aqui uns burguesinhos que se dão ao luxo de enfrentar o governo. Está bem, se não cumprem a lei, não terão outra saída. É uma decisão deles, não nossa”, afirmou.



A medida foi repudiada por parte da população, que foi às ruas protestar. Em Maracaibo, quatro manifestantes ficaram feridos. Eles foram atropelados por um simpatizante do governo. O motorista, que tentou fugir do local, foi detido pela polícia.



Em 2007, o governo negou a renovação da licença para a RCTV operar em canal aberto, acusando a emissora de ter participado no golpe frustrado de 2002.


Fonte: Comunique-se

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais