Cidadeverde.com

Governo do Estado recua e não vai reabrir o Pronto-Socorro do HGV

Imprimir
O governo do Estado recuou na proposta de abrir o pronto-socorro do HGV (Hospital Getúlio Vargas), após polêmicas e análises técnicas. O secretário estadual de Saúde, Mirócles Veras, confirmou nesta terça-feira (22) que o Estado manterá o hospital como retaguarda clínica para a urgência e emergência de Teresina.

Yala Sena/Cidadeverde.com

O secretário Mirócles Veras ressaltou que atual estrutura do HGV não permite a reabertura do pronto-socorro. Ele adiantou ainda que está fechando um plano de ação junto com a prefeitura de Teresina para desafogar o HUT (Hospital de Urgência de Teresina).

“Inicialmente não será possível à abertura do pronto-socorro do HGV. Até porque a estrutura física que estar lá não permite. Hoje, a recepção não daria para ser porta de entrada de urgência e emergência. Para se reformar e se reestruturar não daria tempo para iniciarmos dentro do prazo de 40 dias, que é nossa data”, disse o secretário.


Ele ressaltou que o HGV vai funcionar como retaguarda clínica. “Vamos dinamizar os leitos existentes para o preenchimento de uma ocupação maior. Vamos ter um suporte para regulação dos leitos, que terá um controle na capital e interior”, afirmou.

Hoje,o secretário embarca para Brasília onde terá reunião com técnicos do Ministério da Saúde onde vai discutir ações prioritárias  a serem implementadas no Piauí. Uma delas é o atendimento de urgência e emergência em Teresina. Na semana passada, o assunto foi discutido na capital em uma reunião que contou com a participação da coordenadora do SOS Emergência, do Ministério da Saúde, Ana Augusta.

 
“Vamos a Brasília dar prosseguimento aquelas discussões para chegarmos logo a resolução definitiva do problema de urgência em Teresina”, informa o secretário. Participam ainda da reunião em Brasília, a diretora de regulação da Sesapi, Patrícia Batista e o secretário municipal da saúde de Teresina, Noé Fortes.
 
Mirócles ressalta que, a principio, já conseguiu junto aos hospitais do estado e o Hospital Universitário (HU) 150 leitos de retaguarda para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). “São 80 leitos no HGV, 50 no HU e mais 20 no Hospital da Polícia Militar”, afirma.
 
Ainda no Ministério da Saúde, Mirócles Veras discute o projeto QualiSUS, que tem como objetivo alocar aporte financeiro do Banco Mundial para programas de assistência a saúde.
 
Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais