Cidadeverde.com

Greve de agentes penitenciários é suspensa após 90%de reajuste

Imprimir
Agentes penitenciários do Piauí decidiram em assembleia aceitarem a proposta de reajuste em 90% dos salários, apresentada pelo governo, para ser executado em quatro anos. Por isso, o início da greve marcado para ontem(01) foi suspensa. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, a greve tinha sido deliberada por conta desta reivindicação salarial, já que foi atendida e o movimento foi cancelado. 


“O governo apresentou uma nova proposta que de certa forma atende o que estava sendo reclamado”, destacou o presidente. Ele citou como exemplo, o cálculo para o agente terceira classe, que é a classe inicial da categoria. “Em abril de 2013, salário usado como base de cálculo do governo, o agente terceira classe ganhava R$ 2.623, 31 e ao final dos quatro anos, em novembro de 2016, o salário inicial será R$ 4.985,23”, exemplificou.  

Sobre as outras reivindicações dos movimentos passados, Vilobaldo destacou que a Secretaria de Justiça não tem se manifestado. “Como o secretário não se manifestou sobre as condições de trabalho e a retomada das obras estamos buscando outros meios, através dos Ministérios Públicos e da Justiça. A falta de armamento estamos com uma ação judicial para forçar que ele compre novas armas para a categoria”, enfatizou o presidente do Sinpoljuspi. 


Nomeação de agentes
  
Ele informou que 15 agentes foram nomeados com a greve passada, mas espera manter a abertura do diálogo com o governo para que o restante dos classificados do concurso de 2009 sejam chamados. 

“Além das nomeações, também queremos discutir ainda o reajuste no ticket alimentação que ainda está muito defasado”, afirmou.

No mês de maio, os agentes haviam grevado por conta das condições de trabalho e do reajuste salarial. Na época conseguiram que o governo desse 55% de reajuste em três anos, aceitaram, mas depois voltaram atrás. 

Matérias relacionadas:


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais