Cidadeverde.com

Há 14 anos,tradição do Judas no Monte Castelo integra vizinhos

Imprimir
Entre os que não viajavam, um queria conhecer melhor o outro e estreitar laços já que sempre moraram próximos e ainda não haviam se falado. O incentivo foi realizar uma grande festa nos sábados de Aleluia e reascender a tradição de malhar Judas a cada Semana Santa.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

E já se vão 14 anos de comemoração na rua Sisyfo Correia, bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina. Quem comanda é o vigilante Marco Antônio que sempre cria uma história para aproveitar a confecção dos bonecos. 


“Este ano estamos representando dois primos, fazendeiros no Estado de Goiás, tentando comprar ingressos para o Mundial de Futebol no Brasil. Mas esses Judas estão na torcida para que nossa seleção seja hexacampeã”, conta o vigilante.


Os bonecos estão acompanhados de um testamento bem humorado, reforçando o desejo de energias positivas para a disputa que inicia em junho deste ano. Detalhe é que um é torcedor do Flamengo e outro do Fluminense.

Festa
Mas nem só de sofrimento para os bonecos será marcado o sábado, 19 de abril de 2014. Os vizinhos organizaram também competições para entreter as crianças. Até prêmios estão previstos em dois concursos. 


“A vizinhança promove um concurso de dança e o desafio do pau de sebo. Essa brincadeira é para a molecada. O dinheiro dá para satisfazer até uma cesta básica [sem revelar o valor]. O concurso de dança tem premiação de R$ 50 para o casal vencedor”, informa Marco Antônio.

Outros bonecos
No viaduto do bairro Ilhotas, os escolhidos para Judas foi o mascote da Copa, o Fuleco, e o ex-ministro José Dirceu. Nem o prefeito de Teresina, Firmino Filho, escapou. Populares fizeram um boneco pedindo pavimentação de ruas. 


Tradição de malhar Judas
É uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.

Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio-dia.


Flash de Cida Cardoso (Especial para o Cidadeverde.com)
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais