Cidadeverde.com

Heráclito Fortes faz cirurgia e passa bem, afirma boletim

Imprimir
O ex-senador Heráclito Fortes passa bem, após ser submetido a uma cirurgia, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na tarde de domingo. A informação repassada pela assessoria do político é de que ele ainda está na Terapia Intensiva, mas deve ser transferido para um apartamento do hospital ainda hoje. 

Durante o cateterismo, os médicos encontraram duas veias obstruídas e colocaram duas válvulas para solucionar o problema. Heráclito deve passar pelo menos 15 dias de repouso.


Veja a nota da assessoria:

“Informo-lhes que o ex-senador Heráclito Fortes, após cateterismo a que se submeteu na tarde deste domingo, encontra-se bem. Por telefone, Heráclito contou que teve que colocar dois stents, por causa de duas obstruções que foram encontradas durante o exame. Ele passa bem, mas por orientação médica, esta noite ele permanece na Unidade de Terapia Intensiva e amanhã será transferido para um apartamento. Mais detalhes será informado pela equipe médica”



Atualizada às 12h05

O ex-senador Heráclito Fortes (DEM) será submetido a um cateterismo ao meio dia deste domingo (10) para desobstruir uma artéria coronária no coração.


O procedimento será realizado pelo médico Pedro Lemos e coordenado pelo médico Roberto Kalil, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. 

A assessoria de imprensa de Heráclito informou que, por telefone, o político disse que estava tranquilo. A obstrução coronariana foi descoberta em um exame de rotina realizado recentemente.

Em 2008, o ex-senador teve que se submeter a uma cirurgia para retirada de um tumor no rim. Desde então, a cada 6 meses realiza exames de rotina em São Paulo.

O procedimento

O cateterismo cardíaco é realizado por meio da inserção de cateteres nos vasos sanguíneos das pernas ou dos braços que são guiados até o coração por um equipamento especial de raios-X. Durante o exame são realizadas injeções de contraste iodado pelo cateter, o que possibilita a visualização das artérias coronárias, das câmaras e valvas cardíacas. Todo o exame envolve a aquisição e geração de imagens.

Serve também para avaliar ou confirmar a presença de doença arterial coronária (DAC), doenças das valvas cardíacas, do músculo cardíaco, dos vasos pulmonares ou da artéria aorta. Também serve para determinar a necessidade de tratamento cirúrgico (angioplastia coronária, cirurgia cardíaca ou correção de cardiopatias congênitas).

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais