Cidadeverde.com

Homenagem emociona Said: "Estão derretendo o aço do meu coração"

Imprimir
Preste a completar 80 anos de vida, Carlos Said é conhecido, entre muitas coisas, por longos discursos recheados pelas suas histórias de vida. Mas o "Magro de aço", como é conhecido, ficou sem palavras na noite desta quinta-feira (16), quando recebeu homenagem de amigos e familiares no programa Natal da Cidade. O especial de fim de ano da TV Cidade Verde tem como tema os idosos. "Vocês estão derretendo o aço do meu coração", disse. 

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

Recebido pelos jornalistas Amadeu Campos e Nadja Rodrigues com um "boa noite", ele respondeu: "Não é boa noite, é Jesus Cristo no coração". Ele chegou ao estúdio Maria Amélia Tajra ciente de que daria uma entrevista, mas não sabia da homenagem que o esperava.


O primeiro a falar foi Dídimo de Castro, colega de trabalho desde 1962, uma das parcerias mais duradouras do jornalismo esportivo brasileiro. "A escola que o rádio do Piauí tem é Carlos Said. E ele me acolheu de uma forma tão bonita que estamos juntos até hoje", disse o "Pequeno Polegar". 

"O Dídimo chegou para mim e disse: posso fazer parte da equipe? Eu disse, você já está na equipe. Vai apresentar o programa agora. Francamente, o Dídimo para mim é o meu filho mais velho. Foi a pessoa que mais me enlaçou. É o que eu chamo de um espírito de um idealista agregado a um espírito empreendedor", completou Carlos Said.


Em seguida, foram exibidos depoimentos de parentes que vivem no Piauí e outros Estados. A primeira foi a neta Roberta Said, que cobrou uma viagem prometida pelo avô. Outro neto, que é corintiano, revelou que Carlos Said é mesmo torcedor do River, que defendeu como goleiro. Mas foi com a irmã Maria José que o Magro de Aço começou a se derreter. Ela lembrou que Carlos foi o mais dedicado dos oito irmãos aos estudos, desde pequeno, e hoje conta com cinco filhos, todos formados. 

Viúvo há 12 anos, Carlos Said disse que queria ter a esposa viva ao seu lado para ver a homenagem. Ele agradeceu a todos da TV Cidade Verde. "Essa casa nossa, onde não há profissionais. Existem irmãos". O Magro de Aço também falou do seu amor pelo Piauí. "Quantas e quantas vezes tentaram me tirar daqui para o rádio do Nordeste e até o Sul do País", comentou.


De Brasília, o filho Cláudio lembrou o acidente que deixou Carlos Said com a bacia e uma perna quebrada em 1964, e disse que o pai incorpora tão bem a personagem Magro de Aço que parece real. 

Jornalista, advogado e ex-vereador de Teresina, Fernando Said concordou, e não conteve as lágrimas. "Acho que o Carlos Said para nós filhos, amigos, que convivemos com ele no dia-a-dia, temos que ter a nítida capacidade de separá-lo do homem, da pessoa, do mito que ele é". 

Após os depoimentos em vídeo, outra surpresa. Entraram no palco parentes e amigos do homenageado: os filhos Soraia e Gustavo Said; os netos Júlia, de quatro anos, Laura e Carlos Said Neto, de oito; a nora Débora; e os cunhados Pedro,  Ubaldo, Inês e Edite. Eles entregaram rosas para o Magro de Aço, que abraçou todos. 


A homenagem aconteceu no final do segundo bloco, que também apresentou ao público o Abrigo São Lucas, que abriga cerca de 50 idosos e vive em constante dilema para se manter funcionando. Também mostrou uma reportagem sobre como quem chega na melhor idade convive com as doenças. 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais