Cidadeverde.com

Piauí tem o pior índice de negros com empregos formais, informa IBGE

Imprimir
O estado do Piauí é o 3º do Nordeste na proporção de jovens entre 18 e 23 anos frequentando o ensino superior. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pesquisou os indicadores sociais em todos os estados brasileiros e divulgou hoje (29) os dados da pesquisa. Um dado preocupante é que o Piauí não acompanhou a evolução nacional no que diz respeito ao ingresso da população negra e parda no mercado formal de trabalho.

Segundo a pesquisa, apenas 27,9% dos negros ou pardos no Estado estão ocupadas em trabalhos com carteira assinada. No Brasil o índice é de 50,4%. Quando considerada toda a população, o Nordeste passou de 26,7% para 38,6% os trabalhadores formais.

Educação

A proporção de jovens brasileiros de 18 a 24 anos de idade que frequentavam ensino superior passou de 9,8% em 2002 para 15,1% em 2012, quando entre os jovens piauienses essa proporção é de 13,3%, a 3ª maior da região. 

Quanto a taxa de frequência bruta a estabelecimento de ensino superior desse grupo etário, o Piauí ficou com a 3ª maior dentre os estados (34,8%) e a rede pública responde por 47,2% das vagas ofertadas nesse nível de ensino.

Padrão de vida 

No Piauí, 42,3% das famílias (1,49 milhões de pessoas) residem em domicílios próprios e possuem renda média mensal per capita de até meio salário mínimo. 

A aposentadoria e pensão respondem por 24,5% do rendimento familiar per capita das famílias piauienses, sendo o segundo maior percentual do país. As outras fontes de rendimento familiar, dentre as quais os programas sociais são responsáveis pela manutenção de 10,2% das famílias piauienses, sendo o maior percentual no país. 

Os números mostram que o Piauí tem os maiores percentuais de pessoas residentes em domicílios particulares com restrições à educação e rendimento domiciliar per capita inferior a 60% da mediana. 

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, no estado do Piauí são 710.936 famílias inscritas no Cadastro Único, até setembro 2013. Dessas, 449.313 (63,2%) são beneficiárias do Bolsa Família.

Leilane Nunes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais