Cidadeverde.com

Igreja São Benedito comemora 140 anos e tomba som dos sinos

Imprimir
Atualizada às 14h30

O prefeito Firmino Filho assina hoje (13), o decreto N° 14.173, que estabelece o tombamento dos dobres (som) dos sinos da Igreja de São Benedito, como patrimônio imaterial, para fins de preservação histórica e cultural. A assinatura do decreto será na própria Igreja, na Praça da Liberdade, no dia em que se comemora os 140 anos de lançamento da pedra fundamental daquele templo.

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

Enquanto a maioria das igrejas de Teresina substituiu o som original dos sinos por som mecânico, reproduzido em cds, a Igreja de São Benedito mantém-se firme em sua tradição de fazer os sinos dobrarem diariamente, no horário do meio dia e das 18h. Eles dobram ainda em dias especiais, em homenagem a São Benedito e Santo Antônio, cuja data é celebrada hoje, e também para o chamamento dos fiéis para as novenas.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o prefeito Firmino Filho (PSDB), declarou que, pessoalmente, se sente marcado pelo som dos sinos da Igreja de São Benedito. "São 140 anos e as badaladas dos sinos marcam as vidas das pessoas, mães, pais, filhos, trabalhadores. Para mim é uma satisfação pessoal. Fui criado aqui perto e isso marcou minha infância e adolescência", completou.

A iniciativa desta proposta partiu do acadêmico Zózimo Tavares, da Academia Piauiense de Letras, e do advogado Romildo Mafra, levando em conta que os sinos possuem relevante valor cultural, tanto no seu aspecto material como no seu caráter imaterial, por meio dos seus dobres.


A Igreja de São Benedito foi o terceiro templo católico construído em Teresina. Em 1874, no local onde hoje está localizada a Igreja, à época chamado de Alto da Jurubeba, havia uma pirâmide de pedras soltas, encimadas por uma cruz, lugar de devoção para as pessoas mais  humildes da cidade. Os negros católicos criaram uma irmandade e tiveram a ideia de construir um templo para o seu padroeiro, São Benedito.


O arquiteto foi o Frei Serafim de Catânia, um italiano missionário da Ordem dos frades Capuchinhos. A igreja foi construída em regime de mutirão e todo o material de construção empregado na edificação foi, a princípio, doado pelo governo da época e, também, pela comunidade que ajudou a transportá-lo para o canteiro de obras.

O pároco da Igreja, Frei Edmilson Vieira, ressalta a importância da São Benedito como cartão postal da cidade. "É com alegria que recordamos o lançamento da Pedra Fundamental da Igreja. É um cartão postal de Teresina, o espaço mais democrático que temos. O sino é um instrumento tradicional, que marca momentos impostantes, como o batizado, o nascimento, o falecimento, a eleição de um novo rei, a chegada do Exército com uma vitória", destacou.

As portas externas da Igreja de São Benedito, construídas em madeira de jacarandá e cedro, foram esculpidas pelo artista piauiense Sebastião Mendes e são tombadas pelo patrimônio histórico e artístico nacional.

Matéria relacionada:




Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais