Cidadeverde.com

INÉDITO: Cruz Nonata é prata no Sul-Americano de Atletismo

Imprimir
Fotos: Confederação Sul-Ameircana de Atletismo

Piauiense em Lima/PER: Cruz Nonata chegou a liderar a prova

A corredora Cruz Nonata da Silva, 34 anos, conquistou na manhã deste domingo (21) sua primeira medalha fora do país. No Sul-Americano de Atletismo, disputado em Lima, no Peru, a piauiense da Usina Santana, zona sudeste de Teresina, terminou os 10.000 metros rasos em segundo lugar.

Foi a primeira vez que uma piauiense disputou a competição internacional. No início do mês, Cruz também havia sido a primeira mulher do Estado a conquistar o Troféu Brasil de Atletismo, tanto nos 5.000 como nos 10.000 metros. Os resultados lhe deram vaga para o Sul-Americano, mas a comissão técnica brasileira preferiu poupar a estreante do desgaste da primeira prova.



O título do Sul-Americano seria o caminho mais curto para a piauiense dar outro salto. Se conquistasse a prova, ela já estaria classificada para o Mundial de Berlim, Alemanha, em agosto. A vaga ficou com Inês Melchor, do Peru (33min11seg79). Cruz Nonata fez a prova em 33min36seg60, seguida de outra brasileira, Sueli Pereira (33min47seg15).

Para conquistar a vaga no Mundial, Cruz Nonata agora precisa disputar outras provas e atingir o índice de  32min20seg. Ela tem até o dia 26 de julho para alcançar a marca e ser o segundo nome do Piauí no torneio - José Teles já está garantido na Maratona.

Cruz Nonata se mudou para Brasília no início do ano. Hoje ela é patrocinada pelo BM&F Atletismo. Em Teresina, um dos seus principais apoios era o custeio da viagem para a São Silvestre, que ela conseguia após vencer uma seletiva do Governo do Estado.

Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: