Cidadeverde.com

Incêndio destrói prédio da Secretaria de Saúde, Controladoria e Sedet

Imprimir
Ampliada às 23h45min

Um incêndio de grandes proporções atingiu na noite desta segunda-feira (24) todo o bloco da Secretaria Estadual de Saúde no Centro Administrativo, que concentra órgãos do Governo do Estado na zona Sul de Teresina. O fogo iniciou por volta das 18h30 e só foi controlado por volta das 22h40.


Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

No primeiro andar e em parte do segundo funcionava a Secretaria de Saúde. Também no segundo estavam a Controladoria Geral do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnologico. Alguns funcionários estavam no local e precisaram sair. No entanto, ninguém ficou ferido.

Segundo o coordenador de Comunicação, Fenelon Rocha, um vigia informou ter visto o fogo começar no setor de tecnologia, no segundo andar. 

Por volta de 22h, o Corpo de Bombeiros anunciou que parte do incêndio foi controlado e o risco de propagação para a Secretaria de Fazenda foi afastado. 


Por volta de 20h15min, o governador Wilson Martins chegou ao local para acompanhar o trabalho dos bombeiros, ao lado da secretária de Saúde e esposa Lilian Martins. Bastante abalada, ela chorava muito. O secretário de Governo, Wilson Brandão, também está no local. 

O secretário estadual de Fazenda, Silvano Alencar, lamentou o incêndio e declarou que se trata da "memória, história e documentos importantes sendo perdidos".


O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, foi até o local do incêndio representando o prefeito Elmano Férrer (PTB) para se solidarizar com a secretária Lilian Martins. "É uma perda inominável. É uma tragédia terrível. Todo o banco da saúde foi destruído".

O comandante do Corpo de Bombeiros, Manoel Bezerra dos Santos, confirmou que este foi o maior incêndio dos últimos anos em Teresina. Ele destacou a dificuldade dos brigadistas em função do material bastante inflamável no local e que a presença da escada magirus foi fundamental no combate às chamas. Bombeiros de folga foram chamados para ajudar. 

Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros foi deslocado para o local. Até 20h50, só no terceiro andar o incêndio havia sido controlado e as chamas ainda eram vistas nos pavimentos inferiores. O esforço foi concentrado para impedir a propagação das chamas para o prédio ao lado, o da Secretaria de Fazenda. 

Por volta de 21h, o governador obteve informações Corpo de Bombeiros de que aos poucos a possibilidade do fogo atingir a secretaria de Fazenda era controlada. Wilson Martins declarou que a Sefaz é o coração do Estado e demonstrou muita preocupação com a chance de incêndio no prédio.

A chefe de gabinete Silvana Castro (foto acima) foi uma das últimas funcionárias a sair do prédio. Ela estava de plantão e saiu correndo com o início das chamas.

Os brigadistas encontram problemas para reabastecer os carros. Não há hidrantes no Centro Administrativo e os veículos precisam se deslocar para a avenida Pedro Freiras e o posto da companhia Cosme e Damião (Codam), da Polícia Militar, para buscar mais água. 

Três veículos do Corpo de Bombeiros foram deslocados para o local, inclusive com a escada magirus. Antes, a Eletrobrás Piauí desligou o fornecimento de energia na região. Há muito fogo no local e barulho de objetos caindo. Policiais Militares, inclusive das Rondas Ostensivas de Natureza Especial - Rone - foram acionados para isolar a área.


Yala Sena (flash do local)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais