Cidadeverde.com

Integração: primeiro lote do cartão expresso chega a Teresina

Imprimir
Atualizada às 13h30

O primeiro lote do cartão expresso, ou cartão avulso, já está disponível em Teresina. São ao todo mil cartões, que estão sendo vendidos no posto localizado ao lado do Setut, na avenida Maranhão, Centro da cidade.

De acordo com o novo sistema, somente quem adquirir um cartão eletrônico poderá usufruir da integração. O cartão pode ser estudantil ou cedido pela empresa para o qual o usuário trabalha. Para os que não possuem nenhum dos dois tipos, o Setut está disponibilizando o cartão expresso.

"Não é pessoal, não tem limite de recarga e veio para substituir o dinheiro. A partir de hoje, poderá ser encontrado em todo e qualquer posto de venda, já conhecido pelos usuários", explicou o gerente do Setut, Fábio Prado.

A superintendente da Strans, Alzenir Porto, afirmou que o valor do cartão é de R$ 6,30 e que ele não tem prazo de validade. "Será cobrado apenas o valor de fabricação do cartão e você só precisará fazer outro se perder", garantiu.

A expectativa é de que até o final da semana, cerca de 20 mil cartões expressos tenham chegado à capital piauiense.

Identificação das paradas

As paradas que fazem parte do sistema de integração estão pintadas na cor verde e oferecem um painel com informações sobre as linhas e origem e as linhas integradas. Além disso, segundo a Strans, estão todas cobertas e receberam iluminação própria.

----
Atualizada às 11h23 (hora local)

Os usuários que pegavam ônibus coletivos na manhã desta segunda-feira (2) em Teresina, primeiro dia da integração das linhas na capital, ainda estavam tentando entender como o sistema poderia beneficiá-los. Muitas pessoas que não possuem o cartão magnético estudantil ou do trabalhador ainda não haviam comprado o cartão expresso, necessário para fazer a baldeação (ligação entre as linhas). 

Evelin Santos/CidadeVerde.com
 

O CidadeVerde.com foi a dois pontos de recarga de créditos, onde os cartões deveriam estar sendo vendidos, mas ainda não haviam chegado. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina, houve um problema na entrega do fornecedor o que ocasionou um atraso, mas os cartões já chegaram e estavam sendo formatados para serem levados aos postos de venda ainda nesta segunda-feira. 

O valor do cartão expresso será R$ 6,30 e será impessoal, ou seja pode ser utilizado por qualquer pessoa. 


O gerente geral do Setut, Fábio Prado Reis, informa que por dia, na capital, 270 mil passagens são utilizadas e existem 90 mil estudantes e 50 mil trabalhadores com cartão magnético. Ele afirma que as empresas deixarão de arrecadar entre 3,5% e 6% menos nesta primeira etapa de integração e que o total variará de 7% a 12% quando a segunda viagem da integração for gratuita. 


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais