Cidadeverde.com

Integração de ônibus: Elmano diz que protesto de estudantes é imaturo

Imprimir
O prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), criticou o protesto de estudantes que cobram isenção total na segunda passagem de ônibus após a implantação do sistema de integração de coletivos na capital. Para o chefe do executivo municipal, a ação dos manifestantes, prevista para o início de janeiro, é imatura.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

"Nós não estamos brincando de ser prefeito. Uma hora a integração tinha que acontecer e esse protesto não é uma ação madura. Diziam que a planilha era uma caixa preta e nós a abrimos para os estudantes, mas parece que nada é suficiente", disse, exaltado.

Elmano Férrer participou do lançamento da campanha publicitária e informativa da integração das linhas de ônibus, no Luxor Hotel, Centro de Teresina. O prefeito pediu paciência e a ajuda dos estudantes. "Esse é apenas o primeiro passo, mas melhorias virão".

Os estudantes pretendem realizar manifestação contra a implantação apenas parcial do sistema. Eles reivindicam a isenção total da segunda passagem, tendo em vista que a Prefeitura coloca que os passageiros paguem metade da taxa na segunda viagem.


O prefeito revelou ainda que inicialmente apenas 40% das linhas serão integradas, mas até junho de 2012, a intenção é aumentar a cobertura. "já abrimos mão do ISS para melhorar o sistema. Vamos atrás de novas isenções, mas há impostos que são referentes ao governo estadual e federal. Neste caso, os empresários das linhas de ônibus já estabeleceram quais as taxas que os governos devem dispensar”, ressalta.

Férrer respondeu ainda sobre um dos pontos criticados pela população, que diz respeito ao tempo que o usuário deve cumprir na viagem, que é de uma hora. Ele também questiona esse período.  "Eu também questionei porque tem gente que mora na periferia. Talvez esse tempo seja curto, mas isso é coisa para ajustes. Alguma hora tínhamos que começar", frisa.


Em entrevista ao CidadeVerde.com, a superintende de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), Alzenir Porto, que estava na solenidade, reconheceu que serão necessários ajustes na integração, que será efetivada no dia 02 de janeiro,  e pediu paciência aos usuários.


Segundo ela, agentes da Strans devem orientar a população nos pontos. "Colocaremos 50 agentes de trânsito nos pontos de integração em toda cidade para informar a população sobre as regras do sistema", disse, lembrando que poderão construir novos terminais caso seja necessário.

Alzenir também se manifestou sobre a possibilidade de novos protestos de estudantes contra a integração. : "Alguém que faz protesto porque vai pagar menos e vai ter mais celeridade é porque não pega ônibus. Isso não faz sentido", rebateu.


Outro aspecto que tem gerado questionamentos é a presença da faixa semi-exclusiva para ônibus, onde é proibida a permanência de veículos por mais de um quarteirão. Segundo a Strans, as multas só deverão acontecer se o motorista ultrapassar dois quarteirões na faixa. "Não vai haver mais engarrafamentos porque essa faixa vai ficar livre apenas para ônibus, então é impossível o motorista não conseguir se descolar para outra faixa. Como os motoristas de Teresina são disciplinados, acredito que não iremos registra multas", finaliza.

Flash de Jordana Cury
Redação de Thiago Bastos
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais