Cidadeverde.com

IPTU começa a ser cobrado; tabela será reajustada em 2015

Imprimir
Os teresinenses já recebem os carnês do IPTU para o pagamento das parcelas relativas a 2014. O valor estabelecido para o desconto da cota única é 10%, inferior ao do ano passado. 

Segundo o coordenador da Receita da Secretaria de Finanças do Município, Alexandre Castelo Branco, o desconto menor permite que a prefeitura diminua a distorção provocada pela defasagem. "O desconto foi reduzido porque os valores usados na base de cálculo estão defasados. Acreditamos que esse desconto é suficiente para incentivar o pagamento da cota única e também para diminuir um pouco essa distorção", explica.

A perspectiva para este ano é arrecadar R$ 50 milhões com o pagamento do imposto. 240 mil imóveis são passíveis de tributação e 82 mil estão isentos. Ano passado, R$ 42 milhões foram arrecadados. Isso representa menos do que é gasto com a coleta de lixo. Na verdade, o total arrecadado deveria cobrir ao menos essa atividade.

Os boletos do IPTU devem ser entregues até o dia 30/03 através dos Correios. Quem não receber ou perder o documento, pode obter a segunda via no site da prefeitura de Teresina [www.teresina.pi.gov.br], no banner da Secretaria de Finanças.

Recálculo do imposto para 2015

Esse ano a prefeitura vai atualizar a planta genérica de valores, que é o parâmetro para definir o cálculo. Em 2015 os valores serão corrigidos. 

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais