Cidadeverde.com

João Cláudio e orquestra exaltam Gonzagão e São João das Cidades

Imprimir
"Um artista pop, que transformou o folclore em pop e o pop em clássico". A frase de João Cláudio Moreno é suficiente para descrever Luiz Gonzaga e o poder de sua música, que levou um público fiel para a primeira noite do São João das Cidades, no parque de exposições Dirceu Arcoverde. Só o Rei do Baião para ser cantado na voz de um dos seus principais imitadores no Brasil, trajando terno e chapéu de vaqueiro, na companhia da Orquestra Sinfônica de Teresina adaptada com zabumba, triângulo e sanfona. A cultura popular que virou pop, que virou clássico. 

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

Na noite desta quarta-feira (13), João Cláudio Moreno cantou a história da vida de Luiz Gonzaga e contou a presença do Rei do Baião em sua vida desde a infância, aos cinco anos de idade em Piripiri, norte do Piauí. A primeira vez que ele o ouviu foi na praça matriz, através da amplificadora da igreja. "A voz de Luiz Gonzaga era tão potente que a torre da igreja balançava", disse.

A torre balançava como o público na vibração da orquestra, que fez telefones celulares saltarem para filmar os momentos e guardar na memória a homenagem pelo centenário de Gongazão. No fim das contas, foi a celebração também do aniversário de "parceria" entre João Cláudio Moreno e o um dos maiores artistas do planeta. "Já fazem 40 anos que me dedico a estudar, entender, pesquisar a vida de Luiz Gonzaga. Uma vida inteira", disse o piauiense, aplaudido pelos presentes. 


João Cláudio Moreno fez questão também de destacar a importância do São João das Cidades em um comentário bem humorado ao falar do cenário do evento. "Toda hora eu me assusto. Vejo o Theatro 4 de Setembro e o Cine Rex e penso que estou na praça Pedro II. Eu pensei que era o parque de exposições... Mas esse é um projeto da maior importância. Por trás desse projeto há uma atitude política de resgatar o São João na sua forma mais tradicional e revitalizar esse espaço", disse João Cláudio Moreno, pedindo palmas para o diretor-presidente da TV Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, idealizador da festa.

Para encerrar, "Asa Branca" e o grito de "Gonzagão Vive!", seguido do grito do público pedindo mais uma música. Após conversar com o maestro Aurélio Melo, a orquestra e João Cláudio finalizaram o espetáculo com o Hino do Piauí.

A noite ainda foi completada pelo show da banda Toda Boa.


Veja a programação do São João das Cidades
Dia 14/06 (Quinta-feira) – Elba Ramalho, Gonzaga Lu e Waldo & Felipe
Dia 15/06 (Sexta-feira) – Amado Batista, Lilly Araújo e Janaína e Banda
Dia 16/06 (Sábado) – Waldonys, Banda Tropicália e Trio Xenhenhém
Dia 17/06 (Domingo) – Banda Toda Boa


Veja mais:



Fábio Lima (direto do Parque de Exposições Dirceu Arcoverde)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais