Cidadeverde.com

Corpo de atleta de 15 anos que desapareceu na Barragem do Bezerro é localizado

Foto: Reprodução e arquivo pessoal 

Por Rebeca Lima 

O corpo do atleta de canoagem Lívio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, que estava desaparecido desde a quinta-feira (15) na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, foi encontrado na manhã deste sábado (17), por volta das 6h.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o corpo do adolescente flutuou na água, e pescadores em um barco, que também auxiliavam nas buscas, o avistaram. O coronel Emídio Oliveira, comandante de operações do Corpo de Bombeiros, relatou que o corpo estava na margem oposta da onde os mergulhadores trabalhavam.

“O corpo foi localizado, e estamos agora providenciando o carro do IML para levar para o hospital. Os bombeiros estavam mergulhando mais à direita de onde os pescadores estavam. Ele [o atleta] ficou na frente das barracas da nossa equipe”, informou o coronel Emídio Oliveira.

A Prefeitura de José de Freitas emitiu nota de pesar lamentando a morte precoce do adolescente. Veja abaixo: 

A Prefeitura de José de Freitas lamenta profundamente o falecimento do talentoso atleta Lívio Claudene Sales Santos, do projeto Iporanga Canoagem. Lívio era um jovem destaque em diversas competições nacionais, ocupando a sétima posição no ranking nacional de sua categoria e conquistando medalhas em várias competições. Sua representação do nosso estado e cidade em competições por todo o país será lembrada com orgulho. Nossos pensamentos e condolências estão com a família, amigos e colegas de equipe de Lívio neste momento difícil.

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) também manifestou pesar e elogiou o talento do jovem atleta. 

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) expressa profundo pesar pela morte do atleta Lívio Claudene Sales Santos, integrante do Projeto Iporanga, desenvolvido pela Associação Escola de Canoagem de José de Freitas no Piauí.

Lívio era um jovem talento e promissor canoísta, tendo garantido bons resultados em campeonatos nacionais. 

Enviamos nossos pêsames e condolências à família, amigos e companheiros de equipe, nos solidarizamos aos membros do Projeto Iporanga, neste momento de tristeza.

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Lívio Claudinei e mais outros cinco atletas, com o técnico, treinavam canoagem na Barragem do Bezerra na quinta-feira (15) quando caíram de suas canoas após serem surpreendidos por uma forte ventania no local.

O instrutor da Escola de Canoagem Iporanga, Till Neves, contou ao Cidadeverde.com que o técnico Diego Viana estava na barragem com os seis atletas, cada um em sua canoa, quando avistou o temporal e começaram a remar em direção à margem para encerrar o treinamento.

À cerca de 400 metros da margem, foram atingidos pela primeira rajada de vento; e após sucessivas rajadas, todos caíram das canoas.

Raimundo Neto, de 17 anos, foi o primeiro a sair da água nadando. O técnico Diego Vianna ajudou outros três atletas a saírem também e chegou a perguntar se Lívio Claudinei estava bem, e o jovem teria respondido que sim. Ao retornar para ajudar o rapaz, o técnico não o encontrou mais.

Além de Lívio, estavam na água: Raimundo Neto (17 anos), Luis Neto (16 anos), Pedro Henrique (16 anos) e Ariel (15 anos).

Atleta relata momentos de desespero após serem atingidos por rajada de vento

O atleta de canoagem Raimundo Neto, 17 anos, estava na equipe que foi surpreendida pelo temporal na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, na tarde desta quinta-feira (15). Ele relata que não havia sinais de temporal. No momento da ventania, o atleta Lívio Claudinei Santos Sales, de 15 anos, desapareceu na barragem.

"Não tinha temporal, não tinha chuva. Fomos surpreendidos por uma rajada de vento do nada. O professor nos orientou a vir para a margem, a remar. Lembro que o Lívio disse que estava difícil remar. Foi quando vieram outras rajadas e fomos derrubados das canoas", relatou.

Já na água, os adolescentes foram orientados a segurar nas canoas. "O professor nos orientou a segurar na ponta da canoa. Eu e o Luís seguramos na ponta da mesma canoa e nadamos. O Luiz me ajudou muito. Eu só consegui por causa dele", relembra.

Raimundo afirma que em diversos momentos chamou por Lívio e o atleta respondeu que estava bem. "Estou bem, estou de boa", disse.

 

 

Acidente no Bezerro: atleta relata momentos de desespero após serem atingidos por rajada de vento

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com


Atleta Raimundo Neto de 17 anos


Por Adriana Magalhães 

O atleta de canoagem Raimundo Neto, 17 anos, estava na equipe que foi surpreendida pelo temporal na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, na tarde desta quinta-feira (15). Ele relata que não havia sinais de temporal. No momento da ventania, o atleta Lívio Claudinei Santos Sales, de 15 anos, desapareceu na barragem.

"Não tinha temporal, não tinha chuva. Fomos surpreendidos por uma rajada de vento do nada. O professor nos orientou a vir para a margem, a remar. Lembro que o Lívio disse que estava difícil remar. Foi quando vieram outras rajadas e fomos derrubados das canoas", relatou.

Já na água, os adolescentes foram orientados a segurar nas canoas. 

"O professor nos orientou a segurar na ponta da canoa. Eu e o Luís seguramos na ponta da mesma canoa e nadamos. O Luiz me ajudou muito. Eu só consegui por causa dele", relembra.

Veja também:

 
Raimundo afirma que em diversos momentos chamou por Lívio e o atleta respondeu que estava bem. "Estou bem, estou de boa", disse.

Um rapaz que mora na região viu que os atletas caíram na água foi ajudar no resgate. 

"Ele tirou os meninos e o professor, eu saí nadando. Quando ele e o professor voltaram para pegar o Lívio não o encontraram mais", afirmou. 

O jovem relembra que já tinha vivenciado momentos como esse. 

"Nós já passamos por isso antes, de cair da canoas e ter que nadar para sair. Mas o problema desmontem foi o vento. Eu nunca tinha visto tanto vento e nem ondas tão grandes numa barragem tão pequena. Isso não tinha acontecido, ainda", explicou. 

Momentos com Lívio

Raimundo disse, ainda, que Lívio é um rapaz muito carismático e brincalhão. 

"Nos damos muito bem. Ele me convidou para o retiro e fui. Gostei muito. Aqui no treino sempre conversamos e trocamos ideia. Eu digo que vou ganhar dele e ele diz que sim preciso nascer de novo pra ganhar dele", contou Raimundo sobre o amigo.

Lívio é uma inspiração para os demais atletas. 

"Estou treinando tem um ano, mais ou menos. Lívio já é um atleta reconhecido. Ele é o sétimo melhor atleta no ranking brasileiro, na categoria cadete", revelou. 

O treinador Till Neiva disse que após o acidente, dois atletas precisaram de atendimento médico. 

"Eles ficaram em choque quando souberam que o Lívio não saiu da água com eles. Com os demais atletas conversamos bastante, tentando tranquilizá-los", finalizou.

Os atletas da  Escola de Canoagem Iporanga treinam seis dias por semana, de segunda a sábado, sempre no fim da tarde, por volta das 16h. 

De acordo com os dados meteorológicos repassados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ontem o alerta para a região de José de Freitas era laranja, com ventos que variavam de 50 a 100km/h.

 

 

 

 

"Eu sinto que ele está na mata", diz mãe de atleta desaparecido na Barragem do Bezerro

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Adriana Magalhães

Ampliada às 14h27

Rosângela Sales, mãe de Lívio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, disse que sente em seu coração que seu filho está perdido na mata. O atleta de canoagem treinava na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, quando caiu de sua canoa após ser surpreendido por uma forte ventania.

"Eu sinto no meu coração que ele está ali, naqueles matos. Meu filho é inteligente e nada muito bem. Ele achou um jeito de sair da água", disse a mãe.

Bastante emocionada, a mãe desabafou que tem uma conexão muito forte com o filho.

"Ele foi pro retiro e eu senti que algo tinha acontecido com ele. Fui atrás dele, e ele me disse que tinha sido levado ao hospital porque um inseto entrou no ouvido dele. Eu sinto que ele tá vivo, meu coração não sente que ele se foi. Ele tá ali, cansado, com fome", disse chorando.

Veja também:

Segundo Rosângela Sales, seu filho é muito querido. "Todo mundo gosta do meu filho. Onde ele chega, ele faz amizade. Ele foi pro retiro e voltou dizendo que no próximo ano vai levar todos os amigos dele", relembrou.

A mãe também citou a conexão do filho com Deus. "Meu filho vai à missa todo domingo e ele me disse que quando não vai, a semana dele não é boa. Deus está o tempo todo com ele, está agora também", contou.

"Deus mantenha o Lívio de pé" mães rezam nas margens da Barragem do Bezerro


Um grupo de mães da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento chegou no início da tarde, desta sexta-feira (16), na Barragem do Bezerro. 

As fiéis trouxeram uma imagem de Nossa Senhora La Salette e rezaram o terço. Nas preces, as mulheres entoavam em uma só voz: "Deus mantenha o Lívio de pé".

O momento de extrema emoção foi acompanhado pelos familiares, amigos e membros da comunidade que acompanham as buscas pelo adolescente. 

Nossa Senhora de La Salette é a padroeira do movimento Mães que Oram pelos Filhos. A crença é quena Virgem Maria tenha aparecido para três crianças, que realizam um trabalho de pastoreavam um rebanho nas montanhas de La Salette, no Alpes Suíços.

Familiares e amigos fazem momento de oração

Enquanto as equipes do Corpo de Bombeiros e voluntários realizam buscas pelo atleta de canoagem Lívio Claudinei, 15 anos, familiares e amigos que acompanham os trabalhos realizaram um momento de oração.

De mãos dadas, eles se reuniram às margens da barragem. O momento foi comandado pelo instrutor Till Neves e começou com a oração do Espírito Santo. Depois, todos rezaram, juntos, o "Pai Nosso".

Muito emocionada, a mãe participou do momento de oração. "Deus! Meu Deus! Traga meu filho de volta. Eu te peço, meu Deus", disse.

 

 

 

Bombeiros concluem 1° dia de buscas por atleta desaparecido na Barragem do Bezerro

  • 1.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 2.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 3.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 4.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • asdas.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • bombeiros.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_16_09.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_28_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_28_(2).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_28.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_29.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_27_31_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_08.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_09_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_09.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_10_58_10.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_05_23.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_05_25.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_38.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_40.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_43.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_54_44_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_11_55_01.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_12_33_44_(1).jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-02-16_at_12_33_44.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com

Por Breno Moreno e Adriana Magalhães 

Atualizada às 18h35

As equipes do Corpo de Bombeiros encerraram as buscas pelo por Lívio Claudinei nesta sexta-feira (16). Os mergulhadores retomarão os trabalhos na Barragem do Bezerro, onde o jovem desapareceu na última quinta-feira (15) durante um treinamento de canoagem, neste sábado (17). 

“Estamos suspendendo as buscas neste momento, para reiniciar amanhã. As buscas foram feitas hoje por duas equipes de mergulhadores e em superfície também, durante o dia, mas amanhã logo cedo vamos reiniciar os trabalhos”, informou o coronel José Veloso, subcomandante do Corpo de Bombeiros.

Dado o tempo decorrido desde o desaparecimento, a expectativa da equipe de buscas é que, caso o jovem tenha se afogado, o corpo emerja nas próximas horas. “É uma possibilidade e estamos trabalhando com ela”, pontuou o coronel José Veloso.

Segundo o subcomandante, a extensão e a profundidade da barragem são dificultadores do trabalho de busca. “É uma área muito ampla e a localização não é precisa. Quem viu tem apenas um rumo do local. Quando você esta dentro da água você tem uma visão muito ampla e quando está na superfície não tem como precisar”, ressaltou. 

Ampliada às 13h20

O atleta de canoagem Lívio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, chegou a dizer ao seu técnico Diego Vianna que estava bem, após cair da sua canoa. Ele foi surpreendido por uma forte ventania, durante treinamento com outros cinco adolescentes, na Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas, a 45 km de Teresina. O adolescente está desaparecido desde a tarde dessa quinta-feira (15) e o Corpo de Bombeiros realiza buscas no local. 

O instrutor da Escola de Canoagem Iporanga, Till Neves, contou ao Cidadeverde.com que o técnico Diego Viana estava na barragem com seis atletas, cada um em sua canoa, quando avistou o temporal e começaram a remar em direção à margem para encerrar o treinamento.

À cerca de 400 metros da margem, foram atingidos pela primeira rajada de vento; e após sucessivas rajadas, todos caíram das canoas.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Till Neves 

Raimundo Neto, de 17 anos, foi o primeiro a sair da água nadando. Diego Vianna ajudou outros três atletas a sair também e chegou a perguntar se Lívio Claudinei estava bem, e o jovem teria respondido que sim. Ao retornar para ajudar o rapaz, o técnico não o encontrou mais.

Diego Vianna ficou na água até 1h40 em busca de Lívio e teve que ser hospitalizado, após ser retirado da água em estado de choque. Ele passou o restante da madrugada no hospital e foi liberado hoje cedo.

Além de Lívio, estavam na água: Raimundo Neto (17 anos); Luis Neto (16 anos); Pedro Henrique (16 anos); Ariel (15 anos).

No local, o clima é de apreensão. As pessoas aguardam em silêncio, enquanto observam o trabalho dos bombeiros. O silêncio só é quebrado pelo som dos motores dos veículos aquáticos.

O resgate

As buscas por Lívio Claudinei iniciaram ainda durante o temporal. O técnico Diogo Vianna teve ajuda de um voluntário com um jet ski para iniciar às buscas pelo jovem.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a equipe só chegou ao local por volta da 1h da madrugada.

"O Corpo de Bombeiros fez uma avaliação do local, mas não entrou na água. Ficou agendado para começar hoje às 5h, mas as buscas só começaram às 7h", disse Till Neves.

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que foram seguidos os protocolos de segurança e o plano operacional padrão; por isso, as buscas foram iniciadas por volta das 5h30 de hoje. (Veja a nota na íntegra abaixo)

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informa que segue nas buscas pelo adolescente desaparecido na região da Barragem do Bezerro, em José de Freitas. Equipes com bombeiros militares e mergulhadores chegaram no local por volta das 23h da última quinta-feira (15). Seguindo os protocolos de segurança e o plano operacional padrão, a busca nas águas foi iniciada por volta das 5h30 desta sexta-feira (16). As guarnições permanecem no local. Equipes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) também estão prestando apoio operacional nesta ocorrência

Escola de Canoagem tem protocolo de treinamento e segurança

Segundo o instrutor Till Neves, a escola tem um protocolo de treinamento e segurança. "Temos um protocolo: quando avistamos o temporal se formando, retiramos os alunos da água ou nem iniciamos o treinamento", explicou.

Além disso, ele acrescenta que os jovens são orientados sobre como agir nessas circunstâncias.

Sobre o uso de equipamentos de segurança, os instrutores com mais tempo de treinamento não utilizam o colete salva-vidas.

"Dois atletas estavam usando o colete salva-vidas, pois ainda precisam avançar mais no treinamento. Mas os demais não utilizam mais, pois o colete atrapalha os movimentos e o desempenho dos atletas", acrescentou.

Baixa visibilidade dificulta buscas por atleta desaparecido na Barragem do Bezerro

 

 

 

As buscas pelo atleta de canoagem Lívio Claudinei Sales pararam após o meio-dia, para que a equipe de mergulhadores possa se hidratar e alimentar. E voltaram às águas após meia hora.

O coronel Emídio, comandante operacional do Corpo de Bombeiros do Piauí, está em José de Freitas e acompanha as buscas. 

"A equipe está na água há quase cinco horas. Então agora eles vão parar para se alimentar e para hidratar. Também para descansar e reduzir os risco de ocorrência de câimbras", explicou. 

Segundo o oficial, a equipe relatou que a baixa visibilidade está dificultando as buscas pelo adolescente.

Após sair da água, os mergulhadores explicaram ao comandade operacional que precisam de pesos e uma acorda para delimitar a área que está sendo buscada, devido a baixa visibilidade. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

"A visibilidade está muito baixa. Já mergulhamos aqui com mais de quatro metros de visibilidade. Hoje nossa equipe está trabalhando com apenas meio metro de visibilidade e isso tá dificultando o trabalho ", disse o major. 

A equipe que ficou a manhã toda na água relatou, também, que existem muitos galhos e folhas no fundo na barragem e quando esse material é vasculhado a visibilidade reduz ainda mais. 

Além do Corpo de Bombeiros, equipes de voluntários buscam por Lívio nas margens a barragem 

A Prefeitura de José de Freitas está utilizando dois drones para ajudar nas buscas na área de mata, que circunda a barragem. 

"Estamos com dois drones fazendo buscas nas margens e áreas de vegetação próxima à barragem, porque existe a chance dele ter saído da água e estar desorientado na mata", explicou o secretário de Meio Ambiente, Elisvaldo Pampa. 
Se Lívio não for encontrado hoje, amanhã o Corpo de Bombeiros inicia as buscas também na superfícienda barragem.

Atleta desaparece na Barragem do Bezerro após cair de canoa durante treino

Fotos: Reprodução e arquivo pessoal 

Por Rebeca Lima, Gorete Santos e Francisco José (TV Cidade Verde) 

Um adolescente de 15 anos, identificado como Lívio Claudinei Sales Santos, está desaparecido desde a tarde desta quinta-feira (15) após cair de uma canoa durante um treinamento de canoagem na Barragem do Bezerra, na cidade de José de Freitas, a 52 km de Teresina.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada após o acidente e iniciou as buscas ao adolescente na manhã desta sexta-feira (16).

Lívio Claudinei e mais quatro adolescentes participavam de um treinamento da Escola de Canoagem Iporanga quando uma tempestade com fortes ventos se iniciou no local e derrubou os atletas. Os outros jovens conseguiram nadar até as margens da barragem, mas Lívio acabou desaparecendo.

Veja também:

Eurides Lima, mãe de um dos atletas, contou à TV Cidade Verde que os alunos estavam encerrando o treino quando foram surpreendidos pela ventania.

“Meu filho estava com outros colegas e o professor, treinando como de costume. Eles já estavam voltando para a terra quando foram surpreendidos por essa ventania muito forte, com ondas que se formaram na barragem, e as canoas viraram. Algumas pessoas que estavam por lá viram o apuro e pularam na água, conseguindo resgatar meu filho. Até agora, o Lívio não foi encontrado”, disse.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

 

A mãe ainda mencionou que o clima na cidade é de bastante tristeza, mas há esperança de que o jovem atleta seja encontrado. Ela destacou que os moradores da cidade que possuem barcos e jet-skis também estão ajudando nas buscas.

“A população, muitas pessoas ajudando, as pessoas que têm barcos e jet-skis, ficaram a noite iluminando com lanternas. Apesar da grande tristeza, todos estão arrasados, mas não perdemos a nossa fé; temos muita esperança de encontrar o Lívio com vida”, desabafou.

A canoa que ele utilizava foi encontrada por volta das 21h45, e a equipe de mergulhadores da escola de canoagem continuou o trabalho de buscas até as 2h da madrugada de hoje (16), mas sem sucesso.

A Associação Escola de Canoagem Iporanga realiza um projeto oferecendo aulas de canoagem para cerca de 60 adolescentes de escolas municipais e estaduais de José de Freitas. Os treinos acontecem diariamente, nos turnos da manhã e tarde, na Barragem do Bezerro.

Durante os anos do projeto, a escola já conquistou mais de 50 medalhas em competições nacionais e alcançou também três medalhas sul-americanas em torneios de base.

 

44 animais silvestres serão reinseridos na natureza nesta segunda

Fotos: Ascom/Semarh

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza, nesta segunda-feira (29), em propriedade no município de José de Freitas, a primeira soltura de animais silvestres em área cadastrada pelo órgão. A ação consiste em liberar para o ambiente natural animais que passaram pela reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Semarh) e que se encontram prontos para retornarem à liberdade.

Serão reinseridos na vida silvestre 44 animais, dentre eles: jabutis, jiboias, tamanduás-mirins e aves, que foram recebidos no Cetas e que passaram pelo período de quarentena, atendimentos e acompanhamento médico-veterinário, e pela reabilitação aos hábitos silvestres, executada com biólogos e veterinários que atuam diretamente e indiretamente naquela estrutura, sendo considerados aptos para o retorno à natureza, mediante competente atestado.

A área em questão possui correspondência ecológica com os animais que serão reintroduzidos. Eles serão identificados, descritos e registrados em termos de destinação, microchipados e anilhados, conforme direciona a lei vigente. A propriedade possui diversos ambientes adequados aos répteis e aves, bem como outros que podem abrigar tamanduás e outros.

Após a soltura, a Semarh realizará campanha de educação ambiental voltada para a preservação da área e conscientização quanto à proibição de maus-tratos, coleta e tráfico, bem como outros ilícitos que possam ser cometidos contra a fauna, realizando também fiscalização no entorno.

A atividade de soltura está pautada na Instrução Normativa nº 19/2024 e vem ilustrar o desenvolvimento da gestão da fauna na Diretoria de Conservação da Biodiversidade da Semarh, que está se fortalecendo por meio das normativas publicadas, reestruturação do Cetas, cadastros e destinações à vida selvagem daqueles animais que, por alguma razão, foram removidos de sua vida e habitat originais.

 

Da Redação 

Suspeito de furtar transformador e deixar moradores sem energia é preso em José de Freitas

Fotos: Guarda Municipal de José de Freitas

Por Bárbara Rodrigues

Um homem foi preso pela Guarda Municipal na noite de domingo (21) após furtar um transformador da Equatorial Piauí na zona Rural do município de José de Freitas, a 54 km de Teresina. Ele estava vestindo uma roupa da Equatorial Piauí e deixou vários moradores da região sem energia.

Segundo a Guarda Municipal, o caso ocorreu no povoado Caiçara, na zona Rural de José de Freitas, por volta das 22h30. A equipe recebeu uma denúncia que um homem suspeito estava vestindo uma roupa da Equatorial Piauí, e que tinha provocado falta de energia na região.

“Chegando ao local específico da denúncia, a guarnição constatou que se tratava do furto de um transformador de energia, e que o suspeito de ocasionar um transtorno imenso a população, estava vestido a farda da empresa Equatorial Energia. De posse de todos os equipamentos possíveis para trabalhar com serviços elétricos de alta tensão, ele já tinha retirado o transformador do poste e colocado dentro de um reboque/carrocinha que seria puxado por um veículo”, informou a Guarda Municipal.

No carro do criminoso foram encontrados vários equipamentos usados para a retirada do transformador. Já o veículo estava com sua placa adulterada por fitas para dificultar sua identificação.

“O suspeito do furto não soube explicar nada daquela situação, com isso, foi dada voz de prisão para o mesmo e conduzido com toda a materialidade para a Central de Flagrante de Teresina e apresentado a autoridade policial que lavrou termo auto de prisão em flagrante”, explicou a Guarda Municipal.

O caso será investigado pela Polícia Civil de José de Freitas. Ao Cidadeverde.com a Equatorial informou que registrou um Boletim de Ocorrência.

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí comunica que foi informada sobre o furto de um transformador de energia em um povoado da zona rural de José de Freitas, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (22). 

A Distribuidora ressalta que já registrou Boletim de Ocorrência sobre o caso e segue contribuindo com as investigações das autoridades policiais para os demais esclarecimentos sobre o fato.

 

 

 

Jaguatirica criada por família é entregue ao Batalhão Ambiental em José de Freitas

  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_51_(1).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_51_(2).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_51.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_52_(1).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_52_(2).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_52_(3).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_51_52.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-12_at_15_54_38.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Caroline Oliveira

Uma jaguatirica de menos de dois anos de idade foi recolhida pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da PM, nesta sexta-feira (12), de uma propriedade na zona rural de José de Freitas, a 50 km de Teresina. O animal foi resgatado ainda bebezinho, quando fugia de uma queimada de roça na região. A família pensava se tratar de um gatinho, mas com o crescimento perceberam que era um animal silvestre. 

A entrega voluntária desse tipo de animal não implica em crime ambiental. 

O dono da propriedade, José Luiz da Silva, disse que quando o animal cresceu e viram que era uma jaguatirica, porque começou a comer as criações, então decidiram fazer a entrega voluntária. Apesar da proximidade com o animal, a família disse que nem colocou nome nela para não se apegar.

“Eu estava fazendo uma pequena roça e aí a gente encontrou ele lá no meio. Ele era tão novinho que estava com os olhos fechados. Trouxe ele para casa, comprei leite, fui dando na boquinha dele e ele foi crescendo. E aí depois de um ano e pouco, a gente procurou a polícia ambiental e estamos fazendo a entrega dele. Pensei em até soltar numa mata, mas assim é melhor, pessoal que tem mais experiência”, completou. 

 

 

 

A jaguatirica está saudável, foi bem cuidada e foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, no Bioparque Zoobotânico, sede do BPA. 

“Como é um animal manso, precisa ser acompanhada pelos veterinários. Ele vai ficar de quarentena, será chipado, para saber se tem condições de voltar ao habitat e não ser uma presa fácil para os predadores”, explicou o comandante do Batalhão Ambiental, major Fredson Abreu. 

Com a chegada da polícia, a dona da casa pegou ela no colo. 

O major ressalta que a entrega voluntária de animais silvestres não ocasiona em penas administrativas no caso de multas ou criminais. 

“A gente agradece a família que teve essa consciência de entregar um animal desses que não tem condições de conviver no seio familiar”, finalizou.

Prefeitura de José de Freitas divulga concurso oferecendo 88 vagas

Nesta segunda-feira (13/11), a prefeitura municipal de José de Freitas divulgou um edital que oferece 88 vagas, além da formação de cadastro reserva, para diversos cargos no serviço público local. Os salários variam de R$ 1.320,00 a R$ 2.640,00.

O edital abrange oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, contemplando fundamental, médio e superior. O período de inscrições estará aberto a partir desta segunda-feira (13) até 11 de dezembro, por meio do site do Instituto Legatus.

Para efetuar a inscrição, é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 90 para cargos de nível fundamental, R$ 110 para os de nível médio e R$ 140 para cargos de nível superior.

As vagas ofertadas abrangem posições como bibliotecário (superior), nutricionista (superior), pedagogo (superior), psicólogo (superior), professor de classe B em Artes, Educação Física, Educação Infantil e 1° ao 5° ano, Geografia, História, Matemática e Português (todos de nível superior); agente de combate a endemias (médio); intérprete de Libras (médio); motorista D (fundamental) e monitor (fundamental).

A seleção compreenderá uma prova objetiva para todos os cargos, programada para o dia 14 de janeiro de 2024, e avaliação de títulos para os cargos de professor. Os cargos de motorista e intérprete de Libras passarão por uma prova prática de caráter eliminatório.

Ascom

Após vencer batalha contra o câncer, aposentado desenvolve projeto com patins para crianças

 

 

Por Bárbara Rodrigues

Antônio Ramos, de 60 anos, venceu a batalha contra o câncer e hoje é o coordenador o projeto Patins JF in Line, que de forma voluntária leva esporte para cerca de 80 crianças do município de José de Freitas, a 50 km de Teresina. O projeto, junto com o Secretaria de Esportes e Lazer de José de Freitas, vai realizar neste sábado (21) o Roller Cross Patins JF in Line, às 17h, na Praça dos Felipes. O evento terá a participação do Vitória Honorato, piauiense que atualmente é a campeã brasileira de patins na categoria Slalon, e vice-campeão sul-americana, na modalidade Jump, além do coordenador geral do Patins Piauí, Gentyl Linhas.

Antônio Ramos, coordenador do projeto Patins JF in Line, criado em outubro de 2017, está aposentado, e começou a desenvolver esse projeto voluntário, sem fins lucrativos para que crianças e adolescentes pudessem conhecer um pouco sobre a modalidade. Em 2020 ele descobriu o câncer e teve que passar por um longo período de recuperação.

"Em 2020, em plena pandemia, eu senti uma dor tão terrível aqui abaixo da orelha direita, o linfonodo, ele inflamou e aí uma dor terrível na garganta, principalmente para me alimentar. Em um domingo, 4 de outubro de 2020, eu fui para o hospital. Logo que terminou a consulta, o médico falou para minha esposa que eu tinha que ficar internado já. Eu disse, meu Deus, internado? E quando foi à noitinha, ele já foi logo me dizendo que eu estava com um câncer na faringe e na amígdala. Meu Deus, ali o mundo da gente acaba. Mas eu não reclamei de Deus, nem me questionei, só fiz dizer, senhor, tudo tem um propósito", afirmou.

Com câncer ele chegou a pesar 45 kg e agora está com 56 kg

Ele afirmou que ao descobrir o câncer, desenvolver o projeto foi essencial para a sua recuperação, já que ele teve que seguir com o tratamento até 2021. “Esse projeto me ajudou muito na minha vitória e recuperação contra o câncer. Eu já estava desenganado pelos médicos. Pois foi um câncer maligno em estado avançado. Atualmente só eu faço a condução desse projeto, mesmo ainda sentindo algumas sequelas de um tratamento simultâneo de nove quimioterapias quinzenais e de 35 radioterapias diárias. Agora estou de volta as atividades físicas, inclusive patinando”, declarou.

Antônio Ramos disse que a patinação acabou se tornando uma terapia.

"A patinação para mim se tornou uma terapia, vê aquela satisfação daquela criança, que eles mudam o comportamento em casa. Porque eu falei, olha, se não tiver uma boa nota no colégio, e não estiver em obediência aos pais, eles vão entrar em contato comigo e vocês ficarão suspensos por alguns dias, e se continuar, a gente vai ter que desligar do grupo. E como patins é uma modalidade que ela é viciosa, até em adultos, você usa, você quer usar direto. Então, é bom demais ver aquela alegria deles. Aquilo dali, até hoje, que já faz dois anos e oito meses que eu fiz as últimas rádio e quimioterapias, então ainda tenho algumas sequelas. Porém, quando eu estou vendo apresentações, treinamento, aquilo dali me ajuda muito e como tem ajudado", destacou.

Ele explicou que além da patinação, desenvolve uma extensão desse projeto que é a “Célula Alternativa Radical”.

“Trabalhamos com atividades recreativas, estudos bíblicos, civilidade, tudo isso com interação com pais e responsáveis. Nossa equipe, falando de faixa etária, que é de 4 a 16 anos, no Brasil somos uma das equipes mais organizadas, pois a maioria por esse mundo afora é praticado mais por jovens e adultos”, destacou.

 

 

O evento

Roller Cross Patins JF in Line, acontece hoje às 17h, na Praça dos Felipes, também conhecida como praça dos Skates, localizada em José de Freitas.

O evento terá a participação do Vitória Honorato, piauiense que atualmente é a campeã brasileira de patins na categoria Slalon, e vice-campeão sul-americana, na modalidade Jump, além do coordenador geral do Patins Piauí, Gentyl Linhas.

"Atualmente, nós estamos praticando uma faixa de umas 80 crianças no nosso projeto. E para o evento agora de sábado, tá uma faixa, por enquanto, de 21 inscritos, entende. Até mesmo porque não dá para colocar mais, porque não tem patins, não vai ter como fazer revezamento. Para você ter uma ideia, a demanda de patinadores é muito mais do que 200 patinadores e eu só disponibilizo 13 pares de patins, que a Prefeitura nos concedeu e tem nos dado esse apoio. Então, o que a gente faz? Faz um revezamento, a aula começa às 17h30 e vai até 20h30. Às vezes, a gente tem que compartilhar o patins até com três crianças", explicou.

Ele agora busca transformar o projeto em uma associação para conseguir mais recursos. "Olha, atualmente somos referência no Brasil, porque existem muitos patinadores do Brasil top de linha, porém são mais adultos, em termos de crianças pela faixa etária, nós somos considerados como a segunda potência no Brasil e os meninos são feras. E a qualquer momento a gente está a receber o nosso CNPJ, porque a partir desse momento passaremos a ser uma associação, aí sim teremos recursos para que possamos investir no projeto", declarou.

Posts anteriores