Cidadeverde.com

"Ia muito ligeiro", diz aluno que sobreviveu ao acidente com ônibus escolar

Foto: Francisco José/TV Cidade Verde

Por Roberto Araujo e Breno Moreno

 

Atualizada às 18h30

Um adolescente de 15 anos, que estava no ônibus escolar que sofreu um acidente em José de Freitas, relatou ao Cidadeverde.com que o veículo estava em alta velocidade. O transporte capotou no final da manhã desta quinta-feira (14), matando Érica Pereira Alves, de 12 anos e deixando 29 estudantes feridos.

"O ônibus estava em alta velocidade. Ele ia andando muito ligeiro, e aí na hora da curva ele capotou e nós caímos", relatou o adolescente. Ele disse ainda que o ônibus estava cheio de estudantes, que estavam indo para a escola. "Tinha muita gente, muito menino indo pra escola", disse.

O veículo transportava os estudantes para a Escola Municipal José Amado de Oliveira, que fica localizada na comunidade Porteira Velha, na zona Rural de José de Freitas. O adolescente disse que o acidente aconteceu já nas proximidades da escola, e falou do desespero após o acidente.

"Os outros começaram tudo a chorar, ficaram aperreados. Eu fui já para escola, porque o caminho era perto, eu não queria ficar lá não", citou. O adolescente fraturou o braço e foi atendido no Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas.

Segundo a Secretaria de Saúde de José de Freitas, 29 estudantes precisaram ser atendidos nos hospitais. Pelo menos 23 foram encaminhados ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e seis já tiveram alta.

 

 

 

"Tragédia anunciada", diz mãe de aluna

A mãe de uma das crianças que estavam no veículo escolar, Claudia Maria Gomes do Nascimento, se desesperou ao chegar no hospital municipal e não encontrar a filha de 14 anos, uma das pacientes transferidas para o HUT.  

  Foto: Breno Moreno

Muito revoltada, a dona de casa se solidarizou com a mãe da adolescente que morreu no acidente e relatou que as reclamações em relação como o motorista conduzia o ônibus escolar eram constantes.

"Minha filha sempre reclamava que ele andava em alta velocidade, parece que andava carregando animal, e do nada vem acontecer isso. Eu estava no meu serviço quando eu fui chamada dizendo que tinha acontecido essa tragédia, mas essa era uma tragédia anunciada já. (...) Minha filha reclamava, não foi uma nem duas vezes", citou.

O motorista do ônibus se apresentou à delegacia de polícia de José de Freitas, que vai investigar as circunstâncias do acidente. 

Foto: Breno Moreno

Atendimento no Hospital Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas

Mãe da estudante que morreu em acidente de ônibus passa mal ao chegar no hospital

 

 

 

Por Caroline Oliveira e Breno Moreno

A mãe da estudante Érica Pereira, de 12 anos, que morreu em grave acidente com ônibus escolar em José de Freitas, teve que ser levada nos braços ao saber da morte da filha. Dalvane Pereira chegou amparada por enfermeiros e familiares ao hospital de José de Freitas, por volta das 15h30, cerca de três horas após o acidente.  

Érica foi socorrida desacordada e somente no hospital foi constatado sua morte. Mais de 20 estudantes ficaram feridos e deram entrada no hospital da cidade. 

Os alunos em estado mais grave estão sendo transferidos para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Alguns já chegaram ao hospital.  

O tio de Érica, Antônio Carlos, disse que a primeira informação que chegou sobre o acidente é que tinha virado um ônibus escolar entre a comunidade Porteira Velha e o assentamento Tiguis.   

“Aí toda a família, toda a comunidade se deslocaram até o local, e lá constataram de fato que o ônibus estava virado e muitas crianças, alunos, em pânico, em choque, e ela estava realmente descordada. Entraram em contato com o SAMU local, a secretaria de educação do município, de saúde, socorreu as vítimas, e trouxeram até o hospital Nossa Senhora do Livramento, e minutos depois foi constatado o óbito dela”, disse o tio.

Ele lamentou a morte da sobrinha e disse que todo mundo está muito abalado. 

“Era uma menina que tinha um futuro pela frente, bem animada, e a gente só lamenta a perda dela nesse dia de hoje. A família está profundamente abalada com a perda dela, tinha duas irmãs, deixou mais uma irmãzinha, para a gente da família, com certeza para os pais, uma perda irreparável, nesse momento de tão grande dor para a família”, afirmou.

Veja também:

"Ia muito ligeiro", diz aluno que sobreviveu ao acidente com ônibus escolar

 

Uma estudante morre e 29 ficam feridos em acidente com ônibus escolar

  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_13_47_28_(2).jpeg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_13_47_28_(1).jpeg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • WhatsApp_Image_2023-09-14_at_13_47_29.jpeg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar2.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar3.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar4.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar5.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar6.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar7.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar8.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar9.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • alunos1.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • alunos2.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • francisco2.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • mae1.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno
  • escolar10.jpg Renato Andrade/Francisco José e Breno Moreno

Foto: Arquivo Pessoal

Por Yala Sena, Marina Sérvio e Breno Moreno

 

  • O acidente com um ônibus escolar aconteceu por volta das 12h30 em José de Freitas;
  • O ônibus transportava crianças de duas comunidades rurais para a escola; 
  • Uma adolescente, identificada como Érica Pereira, de 12 anos morreu e cerca de 29 ficaram feridas;
  • Ambulâncias de Teresina, Altos, Barras e de José de Freitas ajudaram no socorro aos alunos;
  • O motorista se apresentou na delegacia do município;
  • Pelo menos 16 crianças foram transferidas para o Hospital de Urgência Teresina (HUT) em estado estável. 

 

Uma estudante de 12 anos morreu em grave acidente envolvendo um ônibus escolar na zona rural da cidade de José de Freitas, no começo da tarde desta quinta-feira (14). O óbito foi confirmado ao Cidadeverde.com pela secretária municipal de Saúde, Sara Farias.

De acordo com a Prefeitura de José de Freitas, 29 estudantes deram entrada no Hospital Nossa Senhora do Livramento, que fica na cidade. A adolescente que morreu é Erica Pereira dos Santos, que teve o óbito constatado na unidade de saúde. 

O Samu Estadual foi o chamado para a ocorrência aconteceu por volta de 12h30, com a informação que várias crianças estavam no local e aguardando resgate. Segundo Cristianna Evangelista, coordenadora de enfermagem do Samu Estadual, foram enviadas quatro ambulâncias, sendo uma de José de Freitas, uma do Samu de Teresina, uma de Altos e ainda uma do Samu Estadual.

Das 29 que deram entrada no hospital, algumas foram liberadas com lesões leve e 21 delas foram transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Duas crianças estão em estado grave. A maioria das estudantes está com lesão na cabeça, braços e pernas. 

A assessoria de comunicação da prefeitura de José de Freitas confirmou que o acidente aconteceu em uma curva na comunidade Tinguis, na zona rural do município e que o veículo levava crianças com idades entre 10 e 14 anos que estudam na Escola Municipal José Amado de Oliveira. Informações preliminares apontam ainda que o  ônibus estava com a lotação máxima por se tratar do horário de pico do transporte escolar no município. 

O portal obteve informação que o motorista do ônibus escolar se apresentou na Delegacia da cidade. 

Foto: Arquivo Pessoal

A Prefeitura de José de Freitas mobilizou os servidores das Secretarias de Educação e Saúde para todo atendimento aos estudantes feridos e orientação aos pais. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que, ao tomar conhecimento do acidente ocorrido com um ônibus escolar municipal na cidade de José de Freitas, enviou 6 ambulâncias do SAMU Estadual para ajudar no atendimento e na transferência de pacientes para Teresina, além do reforço disponibilizado pelo SAMU de Teresina e do próprio município de José de Freitas.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado com todas as suas equipes para atender a ocorrência.

Ao Cidadeverde.com um funcionário do HUT confirmou que oito estudantes deram entrada no hospital.

O enfermeiro Francisco Alex, do Samu, informou que as vítimas estão estáveis.

"As crianças estão clinicamente estáveis, com fraturas e ferimentos confusos. Mais crianças devem ainda ser transferidas para o HUT", informou.

Por volta das 16h30 mais duas crianças foram transferidas do hospital de José de Freitas para o HUT. 

VEJA TAMBÉM:

Prefeitura garante a apuração criteriosa dos fatos

A prefeitura de José de Freitas garantiu que fará uma investigação criteriosa para apurar as causas do acidente. Segundo a prefeitura, o ônibus é novo.

Veja trecho do comunicado:  

“Neste momento, toda a equipe da Prefeitura está voltada para dar suporte às vítimas e às famílias, com a transferência dos feridos que estão no Hospital Nossa Senhora do Livramento para o HUT, em Teresina.

O ônibus era novo e o motorista contratado por meio de teste seletivo.

Nesse momento, a prioridade é cuidar dos feridos e das famílias atingidas.
A Prefeitura garante ainda que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos”.

 

Boletim Parcial do HUT

Na tarde de hoje, (14), o HUT foi mobilizado para receber múltiplas vítimas de um acidente grave com ônibus escolar em José de Freitas.

Até o momento 16 pacientes deram entrada, o atendimento foi prioritariamente pela emergência infantil (12 pacientes). 
09 pacientes já foram liberados para casa. 
01 paciente apresentou indicação cirúrgica de emergência. 
Os demais apresentam escoriações e fraturas ortopédicas (nenhuma exposta) e seguem em acompanhamento.

O HUT reitera sua missão de salvar vidas, colocando a disposição o atendimento multiprofissional, incluindo apoio social e psicológico as vítimas e familiares.

***Em atualização 

Dr. Italo Costa 
Diretor Geral

 

 

As crianças que chegaram no HUT estão com lesões e fratura, mas conscientes. Cerca de 14 estudantes já deram entrada no HUT. Os alunos foram encaminhados a Teresina para que possam passar por uma bateria de exames. 

Uma das vítimas do acidente da Escola Municipal João Amado de Oliveira já foi liberada do HUT. A família não quis falar com a imprensa.

 

Aguarde mais informações...

Jaguatirica é capturada pela PM após matar mais de 60 galinhas em José de Freitas

Foto: Reprodução/Polícia Militar

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) capturou nesta sexta-feira (18), uma jaguatirica na localidade Salgado, na zona rural de José de Freitas, após matar dezenas de galinhas.

De acordo com o BPA, os policiais foram acionados pelo 16º BPM do município, relatando que o felino estava na região e já havia dado prejuízo aos moradores locais, atacando animais domésticos e matando dezenas de galinhas. Segundo testemunhas, o animal chegou a matar mais de 60 galinhas.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, uma guarnição realizou a captura da jaguatirica, que foi levada ao BPA e em seguida encaminhada ao Centro de Triagem de animais para os devidos cuidados veterinários necessários.

A jaguatirica deve ser solta em uma outra área de preservação ambiental.

 

Da Redação 
[email protected] 

Operação “Livramento II” prende sete pessoas em José de Freitas

Foto: Ascom/SSP

A Diretoria de Operações de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública realizou quinta-feira(10), a operação “Livramento II”, no município de José de Freitas e prendeu sete pessoas com a realização de blitz e abordagens.

Durante a ação, cinco pessoas foram presas pelo crime de receptação e duas com mandado de prisão em aberto. Além disso, sete motocicletas com restrição de roubo foram recuperadas. 

De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SSP/PI, Fernando Aragão, a operação faz parte do pacote de medidas da Secretaria de Segurança Pública que tem como objetivo combater a criminalidade e trazer segurança para a população de municípios do interior do Estado. 

“Realizamos essa operação na zona urbana e na zona rural do município, nosso intuito é tirar armas, drogas e criminosos de circulação. Nos próximos dias, outros municípios serão contemplados com essa ação”, afirmou o diretor.   

A operação foi realizada em conjunto com a Diretoria de Policiamento Metropolitano, Superintendência de Operações Integradas (SOI), Delegacia de José de Freitas e Polícia Militar.

 

Da Redação
[email protected]

Homem é assassinado a tiros quando pilotava motocicleta em José de Freitas

Fonte: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um homem, identificado apenas como Joclenilton, foi assassinado a tiros na noite de segunda-feira (24) quando estava em uma motocicleta no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina.

O homem estava em uma motocicleta quando foi atingido com vários disparos de arma de fogo, enquanto trafegava em uma rua no bairro de Fátima, mas ainda não se sabe como o crime aconteceu ou quantas pessoas participaram.

Joclenilton acabou caindo no chão, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A perícia criminal foi acionada e uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) fez a retirada do corpo do local.

Polícia Civil informou que a equipe já está em campo para tentar esclarecer a dinâmica do assassinato e até o momento não pode passar muitas informações sobre o crime.

Joclenilton tinha passagem pela polícia, e era investigado por alguns crimes.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Homem é preso por dar cinco facadas em rapaz após vê-lo com sua namorada

Foto: Ascom/PC-PI

Um homem de 19 anos foi preso nesta segunda-feira (24) no município de José de Freitas. Ele é suspeito de ser o autor de uma tentativa de homicídio contra um outro jovem no último dia 10 de julho. A Polícia não divulgou o nome do preso. 

O mandado de prisão preventiva foi cumprido por uma equipe do 17° Distrito Policial de José de Freitas, responsável pela investigação do caso. De acordo com o delegado André Moreno, o suspeito alegou ciúmes para cometer o crime.   

“O indivíduo teria, motivado por ciúmes, desferido cinco facadas em outro rapaz. Segundo apurações da investigação, o autor teria encontrado sua namorada com outro rapaz na casa da mãe dela e, tomado por um sentimento de fúria, desferiu uma facada no peito e quatro nas costas", disse a autoridade policial. 

Apesar da gravidade dos golpes, a vítima foi socorrida e conseguiu se recuperar dos ferimentos. Com a prisão do suspeito, a polícia deve concluir a investigação e fechar o inquérito sobre o caso nos próximos dias. 


Breno Moreno
[email protected]

Idoso condenado por estupro e pornografia infantil é preso em José de Freitas

Foto: Ascom/PC-PI

Um idoso de 60 anos, identificado apenas pelas iniciais R. N. C., foi preso nesta terça-feira (11) no municipio José de Freitas em virtude de uma sentença condenatória pelo estupro vulnerável e de pornografia de menores na cidade de Brasília. 

O cumprimento do mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções penais do Distrito Federal foi realizado pela equipe do 17° Distrito Policial (17° DP) de José de Freitas em parceria com a Delegacia Estadual de Capturas do estado de Goiás (Decap-GO). 

"No momento da prisão ele disse que não tinha cometido os crimes. Ele relatou que era um problema com a mulher que ele era. Ele também comentou que eram duas meninas, uma pequena e uma um pouco maior", informou o delegado André Moreno ao Cidadeverde.com.

Morando no Piauí desde 2021, o idoso é condenado pelo crime de estupro de vulneravel e comercio de pornografia infantil. Após sua captura, as autoridades policiais deram início aos procedimentos legais para sua transferência ao DF. 


Breno Moreno
[email protected]

Suspeito de atear fogo em centro de umbanda é preso em José de Freitas

Foto: Polícia Civil 

Um homem de 38 anos foi preso nesta segunda-feira (10) suspeito de incendiar um salão de umbanda na cidade de José de Freitas (a 50 km de Teresina). O crime aconteceu no último dia 21 de junho. 

O mandado de prisão preventiva foi cumprido por equipes do 17º Distrito Policial. Segundo o delegado André Moreno, o incêndio criminoso ocorreu em virtude de um grupo na cidade estar tentando intimidar pessoas que professam a umbanda e realizam eventos religiosos.

“O crime tem íntima conexão com intolerância religiosa, o qual foi queimado um centro de umbanda na cidade de José de Freitas. A gente representou pela prisão desse indivíduo. Ainda estamos apurando se há participação de mais gente no caso”, destacou.

O delegado ainda reforçou que a polícia vai seguir atuando para garantir a liberdade religiosa. 

“A polícia civil está comprometida em dar efetividade à liberdade de crença, proteger a crença de diversos segmentos da população, que têm todo direito de expressar sua fé livremente”, disse. 

O suspeito preso vai responder pelos crimes de de incêndio, dano e stalking.

 

Natanael Souza
[email protected] 

Polícia prende suspeito de estuprar criança de 5 anos em José de Freitas

Foto: PC-PI

A equipe da Polícia Civil de José de Freitas prendeu um homem de 45 anos suspeito de estuprar uma criança de 5 anos, no município de José de Freitas, a 50 km de Teresina.

Segundo a polícia, a família da vítima denunciou que o homem teria abusado sexualmente da criança no início deste mês de junho. Foi então aberta uma investigação e o mandado de prisão foi cumprido na segunda-feira (26).

“Foi dado um cumprimento a um mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável onde a criança foi abusada sexualmente no início desse mês. A investigação foi instaurada, as provas foram colhidas e representamos pela prisão preventiva e agora ele se encontra preso. Estamos finalizando o inquérito e entregando para Justiça”, informou o delegado André Moreno.

O preso foi encaminhado para a delegacia de José de Freitas, onde foi ouvido e negou a autoria do crime. Segundo o delegado, por se tratar de um caso de estupro, não é possível passar muitas informações sobre a relação do acusado com a vítima.

“A informação chegou por familiares do menino. Não posso entrar em muitos detalhes, mas o autor é parente do menino e ele negou a autoria. A gente vai continuar realizando as investigações o mais rápido possível”, disse o delegado.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Posts anteriores