Tenistas mirins praticam esporte com determinação e responsabilidade

Postado em 19/05/2012, 16:16

Se ser atleta já requer muita responsabilidade e determinação, imagine aos 12 anos! É o que conta a turma de tenistas das categorias 12 e 14 masculino que entraram em quadra neste sábado (19), para participar do Cidade Verde Juniors Cup.
Evelin Santos/Cidadeverde.com
Para alguns, a dificuldade em ter uma vida de tenista é maior quando o assunto é alimentação. Para Petrus Coelho (MA), que tem 11 anos e joga há quatro meses, a mudança na hora de comer foi complicada. “A alimentação é um sacrifício. Tem que comer muita fruta, muita verdura e eu não gosto. Fora isso, eu estou há um mês sem tomar refrigerante”, lembrou.
Vinícius Lima (MA), 12 anos, concorda com o amigo, mas para ele, o mais difícil foi ter que reforçar as refeições. “Eu comia antes só um prato pequeno. Agora tenho que comer mais, aí eu fico enrolando um pouco. Não gosto muito de comer, mas entendo que tem que ser assim para eu poder ter força na hora do jogo”, revelou.
Outra reclamação frequente entre os pequenos é a hora de acordar. “Eu tenho que acordar cedo, umas 6h, para poder ir à escola. Depois do almoço vou direto para o treino. Aí às vezes eu tenho sono”, explicou o tenista Pedro Almeida (PR), que tem 12 anos e treina cinco vezes por semana, de 13h30 às 18h.
Com tanta dedicação ao tênis, dá tempo de fazer outras atividades? Pedro garante que dá. “Eu ainda faço natação e pilates e jogo videogame depois que faço a tarefa da escola. Mas, no final de semana aproveito para dormir até 1h da tarde!”, contou.
Tanta determinação faz com que estes jovens atletas sejam cada vez melhores e confiantes. Sempre em busca de desafios, eles afirmam que não largam a prática do tênis por nada. É o caso de Felipe Castelo Branco (SP), que tem 12 anos e joga há quatro. “Estou confiante, porque só participei de dois campeonatos e já estou próximo dos melhores da chapa. Quando mais eu jogo, mais eu quero jogar, porque eu vou ficando melhor”, analisou.
Jordana Cury
redacao@cidadeverde.com

Comente