Cidadeverde.com

Juros de financiamentos já são os maiores desde o mês agosto/2012

Imprimir
As taxas de juros de empréstimos e financiamentos voltaram a subir em março, constatou a pesquisa de juros da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).


A taxa de juros média para a pessoa física passou de 5,82% ao mês (97,16% ao ano) em fevereiro para 5,86% ao mês (98,05% ao ano) em março, sendo esta a maior taxa de juros desde agosto de 2012.

Isto representa uma elevação de 0,04 ponto percentual no mês (0,89 ponto percentual no ano), o que corresponde a uma elevação de 0,69% no mês e 0,92% em 12 meses.

Das seis linhas crédito para a pessoa física pesquisadas, apenas o rotativo do cartão de crédito teve sua taxa de juros média mantida. Todas as demais foram elevadas.

Veja na tabela como ficaram as taxas de juros de cada linha de crédito:


Para o diretor executivo de estudos e pesquisas econômicas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, estas altas podem ser atribuídas à expectativa de aumentos da taxa básica de juros (Selic), ao cenário econômico com tendência negativa e à expectativa de piora nos índices de inflação e crescimento.

Neste cenário, o risco de crédito aumenta, o que leva as instituições financeiras a elevarem o juro acima da elevação da Selic.

A taxa básica de juros subiu 3,50 pontos percentuais, ou 48,28%, de março de 2013 a março de 2014, passando de 7,25% ao ano para 10,75%.

No mesmo período, a taxa de juros média para a pessoa física subiu 10,08 pontos percentuais, ou 8,98%, passando de 87,97% ao ano para 98,05% ao ano.

A Anefac espera que a taxa Selic aumente novamente na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), o que pode elevar ainda mais as taxas de juros das linhas de crédito.

Fonte: Exame
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais