Cidadeverde.com

Legado de Teresa Cristina é lembrado no especial "Mulheres"

Imprimir
Religiosa, generosa, amante das artes e das pessoas, com um legado que perpassou gerações. Assim se caracterizou Teresa Cristina, uma grande mulher, esposa de Dom Pedro II, mãe da princesa Isabel e inspiração para a transferência da capital do Piauí de Oeiras para Teresina.


Legando-nos a herança do amor e respeito ao próximo, as mulheres da capital piauiense também herdaram força da imperatriz Cristina. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), a população feminina do Piauí representando maioridade.

Em Teresina, 53,25% da população é feminina. De acordo com o último senso, no Piauí, entre as pessoas com 12 ou mais anos de estudo 65% são mulheres, incidência bem superior aos 57% da média nacional.


Assim como Teresina Cristina a sensibilidade feminina das piauienses também não se arrebata. Conhecida como a mulher mais populosa do Império, Teresa viveu no Brasil por mais de 40 anos e foi embora quando a família real foi expulsa com o advindo da Proclamação da República.

Segundo relatos da história, a grande mulher viveu 46 anos no país em que considerava sua terra, e morreu 40 dias depois, na Itália, país de origem, vítima de ataque cardíaco.


A imperatriz em seus últimos instantes de vida, teria dito à Baronesa de Japurá, que não estava morrendo de doença.“Morro de dor e de desgosto”.

O historiador Max Fleiuss afirma: “Costuma-se dizer que o dia 15 de novembro foi uma revolução incruenta, feita com flores. Houve, porém, pelo menos uma vítima: a Imperatriz”.

Nos 160 anos de Teresina e no Dia Internacional da Mulher, muitos são os motivos para parabenizar a alma feminina do Piauí. Seja nas artes, na saúde, nos palanques ou comércios as piauienses continuam firmes na construção de sua história.

 

Curiosidades

Conhecida também como princesa de Nápoles, Teresa Cristina ficou conhecida por sua gentileza e apreço as artes. Outra marca diferencial da Imperatriz é a quantidade de nomes que ela possuía. Ao todo são mais de vinte identificações.


Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassarre Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d'Assisi Elisabetta Francesca di Padova Donata Bonosa Andrea d'Avelino Rita Liutgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde. Enfim, este era o nome de registro da imperatriz.




Por Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais