Cidadeverde.com

Líderes gays pedem que eleitor não vote em candidato homofóbico

Imprimir
Entidades ligadas ao movimento GLBTT do Piauí aprovaram documento em que defendem que os eleitores não votem em candidatos que fazem discriminação e/ou preconceito contra os homossexuais.

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

O 6º Encontro de Travestis e Transexuais e o 4º Encontro de Gays teve início nesta quinta-feira e foi encerrado nesta sexta-feira (27). O coordenador do coletivo de gays Mirindiba, João Leite, destacou que o Piauí é campeão no disque denúncias de violências contra os homossexuais. 

“Em 2011 foram seis assassinatos notificados enquanto nesse ao já foram contabilizados oito casos de morte. O movimento pede políticas públicas concretas voltadas para os GLBTT”, defende o gestor. 

João Leite de camisa azul.

Em entrevista o Cidadeverde.com, o gestor pediu que os homossexuais, travestis e transexuais fiquem em alerta para qualquer brincadeira de mau gosto nas redes sociais para que as entidades possam reagir. 

“Nosso lema é: eu voto contra homofobia, lesbofobia e transfobia. Defendemos que os eleitores não votem em candidatos que não apoiam ações para os grupos gays, homossexuais e lésbicos”, divulga João Leite.

Monique Alves.

Opiniões
Samanta Brasil, do movimento gay, defendeu que seja criado um calendário de ações GLBTT no calendário de Teresina para ressaltar datas como: 17 de maio, Dia Nacional de Combate à Homofobia; 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho de Ser; e 29 de janeiro, dia de Visibilidade dos Travestis.

Monique Alves, da Associação dos Travestis do Piauí defende a criação de trabalho e renda, saúde e educação para o grupo. “Defendemos também a capacitação dos profissionais das delegacias de polícia para melhor atender”, propõem.

Safira Bengel.

Safira Bengel, da coordenação de Movimentos Sociais e DST/Aids da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está reivindicando da Secretaria de Educação uma cartilha educativa para ser distribuídas nas escolas com o intuito de combater a homofobia.

“Um dos campos mais levantados dentro do encontro foi o preconceito nas escolas e nas famílias”. 

Albert Piauí.

Política
O evento é voltado para receber os candidatos que estão disputando eleições. Participaram Firmino Filho (PSDB), Maklandel Aquino (PSOL), a vereadora Graça Amorim (PTB), Gilvana Gayoso (PT), Albert Piauí (PCdoB) Tatila Freitas (PT).

Firmino prometeu criar centro de referência GLBTT no município. Albert Piauí disse que é justo esse movimento não vote em candidato que não defende os grupos GLBTT. “A população gay consegue eleger um vereador. Se ele for homofóbico não merece receber votos”, disse.

Tatila Freitas.

Tatila Freitas garantiu que, além de defender travestis e transexuais, vai estar ao lado de dos profissionais do sexo. “As prostitutas não tem políticas públicas voltadas apenas para elas”, disse a candidata a vereadora.



Flash de Yala Sena 
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais