Cidadeverde.com

Livro sobre História do Comércio de Teresina será lançado hoje

Imprimir
A importância do varejo no cenário econômico municipal vem sendo cada vez mais reconhecida e destacada. Por isso, é impossível falar da história de Teresina sem passar pelo desenvolvimento de seu comércio. E durante 10 anos de pesquisa, a historiadora Marta Tajra, buscou traçar cada caminho percorrido pelos comerciantes teresinenses para consolidar uma das principais atividades econômicas da capital. 


No livro, “A História do Comércio de Teresina no Desenvolvimento do Piauí”, a autora conta como o setor se desenvolveu, mostrando todos os seus ciclos e potenciais. A obra que será lançada nesta quinta-feira (03), tem como pano de fundo o surgimento e fortalecimento de entidades representativas, como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL), apoiadora da publicação.

Marta Tajra explica que para retratar com fidelidade esse processo do comércio de Teresina foi preciso buscar informações em outras regiões. “Como é a história de Teresina, precisei contextualizar, porque se não poderia não ser entendido muito bem. Nós fomos a outras cidades, porque senti que Teresina é um produto final disso tudo. A história começa nos primórdios da chamada civilização do couro e passa por todos os ciclos econômicos até chegar aos dias atuais. A história começou em outras localidades, e assim, precisamos buscar fontes, para contextualizar e chegar em Teresina”, explica a autora Marta Tajra.


A autora conta ainda que devido à falta quase absoluta de fontes, foram necessários 10 anos de pesquisa, incluindo relatos orais. Entretanto, Marta Tajra afirma que a dificuldade de fontes não atrapalhou a construção da obra, que também relembra grandes nomes do comércio. “No livro as pessoas vão ter oportunidade de conhecer grandes personagens do comércio antigo de Teresina, como Modestino Soares (avô do atual prefeito de nossa capital Firmino Filho) e Aphrodísio Tomaz de Oliveira, ou simplesmente seu Dôta, da Casa Dôta, localizada na Praça Saraiva ou Largo das Dores, como era conhecida antes, através das pesquisas e relatos”, conta a historiadora.

Segundo Marta Tajra, o livro derruba ainda uma tese estabelecida até então na história do comércio da capital piauiense. “De acordo com a história, Teresina foi criada para quebrar a hegemonia do comércio de Caxias, que era um grande empório comercial. Mas nesse livro, eu quebro essa tese. Na verdade, não foi bem isso. Na nossa pesquisa, percebemos que quem bancou a construção da cidade Teresina, foram os próprios comerciantes de Caxias, e que foram os primeiros que se beneficiaram com a mudança da capital. Então, não foi para tirar a hegemonia do município de Caxias, que a nossa capital foi criada. Teresina foi uma extensão do comércio”, revela.


Mostrando a história do comércio, o trabalho realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina, não podia deixar de ser contada. O livro aponta os 44 anos de atuação em Teresina. “Apoiamos a construção dessa obra, pois permitiu a historicização do nascimento do comércio na nossa capital, mas mostrando como a história começou para culminar na escolha de Teresina para ser a capital e os acontecimentos que acontecerão para culminar nessa escolha”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina, Evandro Cosme.

O lançamento do livro “A História do Comércio de Teresina no Desenvolvimento do Piauí” acontecerá às 19h, no auditório da própria entidade e será lançado juntamente com o 12º Salão do Livro do Piauí- SALIPI.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais