Cidadeverde.com

Cinco suspeitos de tentativas de homicídio em disputa de facções no litoral são presos durante operação

Foto: Polícia Civil 

Cinco suspeitos vinculados a crimes de homicídio e tentativas de homicídio foram presos durante a Operação Forasteiros, deflagrada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Repressão e Combate ao Tráfico (DFHT) da Delegacia Seccional de Luís Correia, nos dias 8 e 9 de abril.

Segundo o delegado titular da DFHT de Luís Correia, João Filipe Leite, a investigação envolve uma tripla tentativa de homicídio decorrente de uma disputa territorial entre uma facção cearense, da qual fazem parte os investigados, e uma facção de São Paulo.

Os presos foram identificados com as iniciais J.R.C.P., de 23 anos, D.G.X.A., de 25 anos, W.S., de 37 anos, J.G.S.P., de 19 anos, e G.P.V., de 27 anos.

Ainda de acordo com a polícia, o objetivo principal da operação foi cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.

O delegado João Filipe Leite informou que dois suspeitos foram capturados em Luís Correia, um em São Luís (MA) e os outros dois já estavam detidos no sistema prisional piauiense por delitos anteriores cometidos na região.

A primeira prisão ocorreu na tarde de segunda-feira (08), quando J.R.C.P. foi detido em sua residência, localizada no Centro de Luís Correia. Durante a abordagem, ele tentou se desfazer de uma quantia em dinheiro e um celular, arremessando-os pela janela.

Já na manhã de terça-feira (09), foram cumpridos os mandados contra D.G.X.A., em São Luís (MA), e contra W.S. e J.G.S.P., ambos já custodiados na Penitenciária Mista de Parnaíba.

O quinto preso, o cearense G.P.V., foi capturado em Luís Correia, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva da 1ª Vara Criminal de Quixadá (CE). A captura dele decorreu de uma ação integrada entre as Polícias Civis dos estados do Ceará e do Piauí. O homem estava em uma residência no bairro Triângulo, em Luís Correia, endereço associado a D.G.X.A., que também foi alvo de busca e apreensão.

“Os três suspeitos que estavam em liberdade foram levados para unidades policiais, onde os mandados judiciais foram integralmente cumpridos e, na sequência, transferidos para o sistema prisional, onde ficarão reclusos à disposição da justiça de Luís Correia”, informou o delegado João Filipe Leite.

A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Ceará (Regional de Quixadá), com o suporte operacional do 24º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí e no Maranhão (Ficco).

A DFHT de Luís Correia ressalta que denúncias anônimas podem ser realizadas no site da Polícia Civil ou pelo WhatsApp da DFHT (86) 98834-5853, ou ainda diretamente para a unidade policial por meio do link https://forms.gle/ioF7VbvsFRh2XXPA7.

 

Da Redação 

 

 

Homem é preso após esfaquear filhote de cachorro em Luís Correia

Foto: PM-PI

Por Bárbara Rodrigues

Um homem foi preso após esfaquear um filhote de cachorro na noite de sexta-feira (5) no município de Luís Correia, a 349 km de Teresina.

A Polícia Militar informou que foi acionada por volta das 20h por um homem que informou que seu cachorro, que era um filhote que estava na rua, tinha sido esfaqueado por um homem.

A PM não soube informar se o tutor do animal conhecia o suspeito. A ocorrência foi registrada no bairro Nossa Senhora da Conceição.

A Polícia Militar realizou diligências, e realizou a prisão do suspeito, que foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba. Ele irá responder pelo crime de maus tratos.

O animal não teria resistido ao ferimento.

Moto roubada apreendida

Ainda na sexta-feira, o 24º BPM recebeu informação anônima que um casal em atitude suspeita estava circulando em uma motocicleta no bairro Rancho Alegre. As equipes se deslocaram para a região da denúncia e durante as buscas encontraram a motocicleta, e foi constatado que era roubada.

Foto: PM-PI

A motocicleta tinha sido roubada na quinta-feira (4) em Parnaíba. Diante dos fatos, a motocicleta foi encaminhada para delegacia para os procedimentos cabíveis.

 

Vídeo: filhotes de tartarugas marinhas fazem caminhada ao mar no litoral do Piauí

 

 

Por Rebeca Lima

451 filhotes de tartarugas-de-pente, uma espécie de tartaruga marinha, fizeram sua caminhada ao mar neste final de semana, na Praia do Arrombado, em Luís Correia, litoral do Piauí. A soltura dos animais foi realizada pelo Instituto Tartarugas do Delta e registrada em vídeos, que emocionou turistas e banhistas que acompanharam o momento. 

De acordo com Werlanne Magalhães, vice-presidente do Instituto, a ação também serviu para conscientizar os banhistas sobre a importância da preservação das praias do Piauí, locais de desova das tartarugas marinhas.

“Momento importante realizado pela equipe do Instituto Tartarugas do Delta para explicar a importância de cuidar das praias piauienses, que funcionam como berçário de tartarugas marinhas. Um dos principais berçários do Piauí é a Praia do Arrombado”, destacou.

Segundo o Instituto Tartarugas do Delta, já foram contabilizados 212 ninhos da espécie nas praias do estado. A temporada de desova das tartarugas marinhas encerra em julho, com previsão de nascimento dos últimos filhotes em setembro.

As praias de Luís Correia e Parnaíba são locais de desova e berçário dessas tartarugas. Caso algum ninho ou filhote seja encontrado no litoral piauiense, o Instituto Tartarugas do Delta divulga o telefone de contato (86) 99968-0197.

 

 

Jovem morre após tentar sinalizar passagem molhada e ser levado por correnteza

Por Roberto Araujo

Foi encontrado nesta sexta-feira (29) o corpo de Antônio Felipe Pereira Neto, de 27 anos, que morreu após se afogar no Rio do Carneiro, no povoado Carneiro, Zona Rural de Luís Correia, no litoral do Piauí.

De acordo com informações dos Bombeiros, a vítima foi colocar um tronco na passarela com o objetivo de evitar a passagem no local porque estava perigoso para a travessia de pedestres. No entanto, ele foi levado pela correnteza do rio que havia inundado a passarela.

O jovem desapareceu na quinta-feira (28). Os Bombeiros foram acionados para fazer as buscas, mas não tiveram sucesso. O corpo da vítima apareceu nesta sexta (29).

Jovem de 27 anos desaparece em passagem molhada do Rio Carneiro em Luís Correia

 

 

Por Rebeca Lima 

Um jovem de 27 anos, identificado como Antônio Felipe Pereira Neto, desapareceu nesta quinta-feira (28) no Rio Carneiro, na localidade Carneiro, zona rural de Luís Correia, próximo à divisa do Piauí com o Ceará.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Antônio Felipe tentava colocar uma sinalização em uma passagem molhada, que estava inundada pelo rio, quando foi levado pelas águas.

“Lá é uma passagem molhada, tem uma ponte e a água estava passando da ponte. Ele foi colocar uma sinalização na ponte e a água levou”, informou o tenente Santos.

As buscas pelo jovem iniciaram ainda na tarde de ontem (28), por volta das 12h, na região e encerraram-se durante a noite.

O tenente Santos acrescentou ainda que uma nova equipe deve retomar a procura pelo jovem na manhã desta sexta (29).

 

Luís Correia registra mais de 70 mm de chuva em 24 horas e pousada fica alagada

Por Rebeca Lima e Darival Júnior 

O município de Luís Correia, litoral do Piauí, registrou 77 milímetros de chuva nesta terça-feira (26), segundo o monitoramento da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC). Na localidade Brejinho de Fátima, uma pousada ficou alagada com o grande volume de água.

Apesar desse acumulado, o diretor do Departamento de Meio Ambiente de Luís Correia, Nick Sousa, informou que não houve registros de famílias desabrigadas na cidade.

“Até o dia de hoje (27), nós não temos relatos aqui em Luís Correia de pessoas que estão desabrigadas devido às fortes chuvas. As chuvas deram uma cessada aqui e voltou a chover forte ontem, no início da noite, seguindo pela madrugada e para o início da manhã. Mas não temos relato de famílias desabrigadas”, destacou.

Nick Sousa reforçou ainda que o departamento e equipes da Defesa Civil do município já estão em alerta para atender possíveis ocorrências.

“Nós temos a equipe já montada, já está sob alerta, temos a equipe da Defesa Civil que já está montada para um eventual caso de pessoas desabrigadas. Mas graças a Deus, no momento está tudo tranquilo”, finalizou.

Ainda no litoral do estado, a cidade de Cajueiro da Praia, teve o acumulado de chuva de 102 milímetros nas últimas 24 horas. O climatologista e diretor de Mitigação e Prevenção da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, informou que a previsão para as próximas semanas é de pancadas de chuva no Norte e Centro-Norte do Piauí.

"A gente deve ter uma finalização do mês de março com muita chuva. As chuvas de abril serão pontuais, porém chama atenção, e isso é um alerta emitido pela Defesa Civil: embora essas chuvas não ocorram em todos os municípios, elas podem assumir a feição de pancadas violentas, de chuvas torrenciais. Neste momento, o nosso olhar se foca em Teresina, território dos cocais, territórios dos carnaubais e planície litorânea”, pontuou.

Empresário é preso no Piauí suspeito de aplicar golpes em quatro estados

Foto: PC-PI

Por Bárbara Rodrigues

Um empresário de 43 anos suspeito de estelionato e de falsidade ideológica nos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Alagoas foi preso durante cumprimento de mandado de prisão preventiva na cidade de Luís Correia, a 349 km de Teresina. Ele se apresentava como dono de uma construtora, e as vítimas eram pessoas que contratavam ele para a construção de casas, não recebiam o imóvel e depois ele sumia com o valor.

Segundo a Polícia Civil, a investigação se iniciou em Teresina, mas ele também começou a aplicar golpes no litoral do estado. Com a investigação foi pedido o mandado de prisão que foi cumprido na segunda-feira (25) na cidade de Luís Correia.

O homem tinha um escritório de luxo em um prédio comercial de um shopping de Teresina, onde negociava a construção de casas, pedia dinheiro como um adiantamento, só que as casas não eram construídas e ele ficava com o dinheiro das vítimas. Ele teria cometido esse mesmo crime em vários estados.

"Ele possuía diversas empresas no nome dele e atuava em diversos estados da federação, aplicando golpes nas pessoas. Ele oferecia serviço a corretores de imóveis de construção de casas, e aí recebia quantias em dinheiro, e ia se evadindo dos locais e deixando as pessoas no prejuízo. Não dá para contabilizar o total de vítimas, porque sequer aqui em Teresina temos todas as vítimas, mas são valores altos. Uma das vítimas levou um golpe de mais de 120 mil reais. Nós já temos vítimas em Presidente Dutra, no Maranhão, nos procuraram, que já levaram golpes de quase 200 mil reais ", disse a delegada Amanda Bezerra, do 3º DP.

O total do valor do prejuízo ainda está sendo contabilizado. Segundo a polícia, ele possui extensa ficha criminal, por crimes de estelionato e falsidade ideológica em vários estados, usando como pretexto a construção civil.

"Tem diversas empresas no nome dele e de terceiras pessoas, que ele utilizava para praticar esse tipo de golpe. Nós ainda estamos contabilizando o valor total do prejuízo que ele causou. Algumas pessoas reconhecerem ele como autor de crimes como estelionato e falsidade ideológica, porque ele também utilizava empresas e contas em nome de terceiras pessoas para aplicar golpes. Como ele já era conhecido em alguns locais, ele se valia de interpostos às pessoas para praticar esses crimes", explicou a delegada.

 

 

Obras do pátio do Porto Piauí devem ser concluídas em 90 dias

Foto: Ccom

As obras do pátio do Porto Piauí, em Luís Correia, que estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), devem ser entregues em 90 dias. Com uma extensão de cinco hectares, o pátio estará apto a receber mercadorias de todos os tamanhos, além de cargas especiais, da indústria, de escavadeira e de equipamentos mecânicos em geral. 

Segundo a presidente do Porto Piauí, Maria Cristina, as obras seguem o cronograma pré-determinado, sem interrupções.

O Porto Piauí vai ajudar a dobrar a economia do estado. Com ele, o Piauí vai poder exportar e importar mercadorias pelo próprio território, gerando impostos e renda que beneficiarão a economia local.

Além de fazer com que todas as exportações e importações do estado passem diretamente por território piauiense, o Porto Piauí também vai atrair novas empresas para a região, gerando emprego para a população. Somente com o  pescado, que será o primeiro segmento a ser instalado na região, deve gerar 400 empregos por unidade industrial.

A previsão é de R$ 1 bilhão em investimentos, nos próximos dois anos, nos quatro terminais a serem construídos no porto: pesqueiro, de grãos, de containers e de amônia. Uma circulação bilionária de recursos beneficiando a região.

Da Redação

Luís Correia: Terminal Pesqueiro deve ser entregue em julho

Fotos: Ascom/Porto Piauí 

O primeiro dos vários terminais do Porto Piauí a ficar pronto será o Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC). Segundo a presidente do Porto Piauí, Maria Cristina Araújo, as obras estão avançadas e devem ser entregues até julho de 2024.

De acordo com o governo, o TPLC vai impactar diretamente a vida de 30% da população do município, já que três a cada dez habitantes do município estão envolvidos com a atividade de pesca. Atualmente, existem 8.335 cadastrados na Secretaria de Pesca de Luís Correia.

O assessor do Porto Piauí, Felipe Sousa, destaca ainda que o terminal irá gerar impostos para o estado.

“Atualmente, uma parte significativa da produção vai para o Ceará devido à infraestrutura existente lá. O terminal permitirá que o Piauí retenha mais dessa riqueza, evitando a perda de impostos e contribuindo para a economia local”, explica Felipe Sousa, assessor do Porto Piauí.

 

Da Redação 

Suspeito de matar pedreiro a tiros em Luís Correia é preso pela polícia

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues (Com informações da Polícia Civil)

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Repressão e Combate ao Tráfico de Drogas (DFHT) de Luís Correia deu cumprimento a um mandado de prisão contra um homem de 26 anos que é suspeito de participação no assassinato do pedreiro Paulo Sérgio Ferreira Veras, no mês de julho de 2023, nas proximidades do mercado público de Luís Correia, a 349 km de Teresina.

Segundo a Polícia Civil, foi dado cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pelos crimes de homicídio qualificado e integração de organização criminosa. O homem já se encontrava preso pelo crime de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo, e agora está preso preventivamente também pelo assassinato.

A prisão ocorreu na sexta-feira (15), e na segunda-feira (18) a polícia deu cumprimento a mais quatro mandados de busca e apreensão domiciliar em Luís Correia decorrentes da mesma investigação.

Segundo o delegado João Filipe, da DFHT de Luís Correia, no total quatro pessoas foram indiciadas pelo homicídio qualificado que vitimou Paulo Sérgio Ferreira Veras, no mês de julho de 2023. Na ocasião, outra vítima foi baleada, mas conseguiu fugir. A possível motivação pelo crime não foi revelada pela polícia.

Foram identificadas quatro pessoas envolvidas na execução, sendo dois os executores diretos e as outras duas, partícipes. “Todos os indiciados eram, à época do crime, integrantes de uma facção criminosa de origem maranhense, que foi impedida de se estabelecer no litoral do Piauí graças às medidas adotadas pelas forças de segurança”, destacou o delegado.

 

Posts anteriores