Cidadeverde.com

Casal em motocicleta morre após bater em carro em Luís Correia

Foto: Reprodução / Polícia Militar

Por Roberto Araujo

Um casal que estava em uma motocicleta morreu na noite deste sábado (21) após bater contra um carro que vinha em sentido contrário em Luís Correia, no litoral do Piauí. A identificação das vítimas não foi divulgada pela polícia.

De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu na PI-116, no bairro Centro, próximo à caixa dágua. A motocicleta teria tentado desviar de bater em um carro na frente, e invadiu o sentido contrário da pista, quando foi colhido por outro carro. Os dois morreram na hora. 

Dois acidentes de trânsito com óbito foram registrados esta noite no litoral piauiense. Um idoso morreu atropelado em Barra Grande também na noite de sábado.

Um homem identificado apenas pelas iniciais J. C. A. V., de 64 anos, morreu após ser atropelado na PI-301, por volta das 23h deste sábado (21), nas proximidades do vilarejo de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí.

De acordo com a Polícia Militar, o idoso era morador de um povoado das proximidades de Barra Grande, e foi atropelado pelo carro de um casal de turistas. Segundo o soldado F. Silva, da companhia da PM de Cajueiro da Praia, a vítima teria ingerido bebida alcoolica.

Porto de Luís Correia recebe segunda draga e acelera obra no litoral

Foto: Ascom

Da Redação

O Porto de Luís Correia, no litoral do Piauí, recebeu, na última sexta-feira (13), a segunda draga que vai atuar na obra de dragagem do canal externo. A draga, que tem 80 metros de comprimento, 15 metros de boca e capacidade da cisterna de 2.300 metros cúbicos, é uma das mais modernas do mundo e foi fabricada na Holanda.

A dragagem é o processo de remoção de sedimentos do fundo do mar, capaz de viabilizar que operações de embarcações de médio a grande porte possam atracar no terminal pesqueiro. Com duas dragas trabalhando simultaneamente, o cronograma da dragagem será antecipado e o Porto de Luís Correia poderá receber embarcações de médio a grande porte em breve.

Segundo o presidente da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo, a obra de dragagem do Porto de Luís Correia é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade do Piauí, que poderá alcançar um nível superior de crescimento e progresso.

“O Porto de Luís Correia é uma aspiração antiga e um projeto que vai mudar a situação econômica e social da área. Estamos empenhados em finalizá-lo o quanto antes e poder gerar novas possibilidades e investimentos para o nosso estado”, ressaltou Victor Hugo.

A presidente do Porto do Piauí, Cristina Araújo, ressaltou que a dragagem é um passo fundamental para a operacionalização do terminal pesqueiro. “A dragagem vai permitir que navios com maior capacidade possam acessar o porto e escoar a produção pesqueira do Piauí, que é uma das maiores do Nordeste. Além disso, vai abrir as portas para novos mercados e parcerias comerciais com outros países”, disse a presidente.

As obras

A conclusão da primeira etapa do Porto de Luís Correia – Terminal Pesqueiro e dragagem do canal de acesso ao rio Igaraçu, foi anunciada para dezembro deste ano, pelo governador Rafael Fonteles durante solenidade de assinatura da ordem de serviços para início das obras, no dia 25 de maio. No total, serão investidos R$ 90 milhões, o maior volume de recursos já aplicados pelo Governo do Estado em obras públicas.

O Terminal Pesqueiro de Luís Correia deverá revitalizar um setor de grande importância econômica e social, a partir da atualização dos procedimentos e processos produtivos da cadeia do pescado.

O projeto prevê ainda a expansão do complexo portuário para fins de construção de um porto operacional para dar condições de acesso a turistas e transporte de carga. O porto terá uma localização estratégica, próxima ao Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, à Zona de Processamento e Exportação (ZPE) Parnaíba e a BR 343.

O Porto de Luís Correia é o único porto público do Piauí e tem uma área total de 180 hectares. Ele está localizado a 18 quilômetros da cidade de Parnaíba, localizada a 336 quilômetros da capital Teresina.

Suspeito de estupro e violência doméstica no DF é preso em Luís Correia

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

Um homem suspeito de estupro, ameaça e violência doméstica no Distrito Federal foi preso no domingo (8) pela Polícia Militar no município de Luís Correia, a 349 km de Teresina.

Segundo a Polícia Militar, Giovani Cardoso dos Santos, de 47 anos, tinha um mandado de prisão preventiva em aberto que foi emitido pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Gama, no Distrito Federal.

O mandado informa que o suspeito responde por crimes como ameaça e estupro. A equipe da inteligência da Polícia Militar descobriu que ele estava na região do povoado Campestre, em Luís Correia e realizou a prisão.

O mandado de prisão foi cumprido na manhã de domingo, e Giovani Cardoso foi encaminhado para a Central de Flagrantes.

Ossada humana é encontrada durante operação da Polícia Civil em Luís Correia

Fotos: Ascom/PC-PI

Por Rebeca Lima 

Uma ossada humana foi encontrada nesta quinta-feira (28), próximo ao parque eólico de Luís Correia, litoral do Piauí, durante uma operação da Polícia Civil contra uma facção criminosa que atua na cidade.

Segundo o delegado João Filipe, a polícia obteve informações de que integrantes de uma facção criminosa, por meio de um tribunal do crime, teriam enterrado corpos de rivais em uma região de mangue.

"Após meses de investigação, a equipe conseguiu identificar o local em que uma das vítimas havia sido enterrada. Trata-se de um local acessado apenas por embarcação. A diligência contou com apoio da Polícia Federal", disse o delegado.

A Polícia Civil destacou ainda que será realizado exame pericial no material apreendido para identificação da vítima e que a autoria do homicídio está sendo investigada e segue sob sigilo.

A ação contou com o apoio da Força Tarefa de Parnaíba e do Grupo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal de Parnaíba (GEPOM). 

Operação prende líder de facção

Cinco pessoas foram presas nesta quinta-feira (28) na operação da Polícia Civil contra membros de umA facção criminosa em Luís Correia, litoral do Piauí. Segundo o delegado João Filipe, um dos presos seria líder de uma facção no município.

"Um dos alvos da operação é líder de uma facção na cidade e foi capturado em Parnaíba. Munições e drogas foram apreendidas", informou.

Na ação, realizada pela Divisão de Homicídios e Tráfico de Drogas da Delegacia de Luís Correia com apoio da Polícia Militar e Força Tarefa de Parnaíba, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão domiciliar e três mandados de prisão preventiva. Além dos investigados, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e posse irregular de munições de calibre restrito.

Delegacia investiga responsáveis por cães filmados atacando outros em Luís Correia

Por Roberto Araujo

Um vídeo que foi divulgado nesta quinta-feira (28) mostra um novo ataque de cão da raça pitbull a um outro cachorro em Luís Correia, município que fica a 345 km de Teresina. Ataques de cães a outros animais têm sido registrados no bairro Santa Luzia, em Luís Correia, há algumas semanas e viraram caso de polícia.

De acordo com a delegada da Polícia Civil em Luís Correia, Júlia Leite, o registro não mostra o mesmo animal que atacou uma cadela que foi morta na semana passada e que foi flagrado por um vídeo. A delegada informou que foi registrado um boletim de ocorrência e está tentando localizar quem é o dono do animal envolvido no ataque mais recente.

"Estamos investigando. Já foi registrado um boletim de ocorrência e estamos apurando quem seria o dono do pitbull. Mas já verificamos que não é o mesmo do caso anterior, a pelagem não bate", disse a delegada ao Cidadeverde.com. Segundo ela, mesmo o ataque tendo sido na mesma região, não há indícios de que o animal seja do mesmo dono dos outros pitbulls envolvidos em ataques anteriores.

Na semana passada, uma cadela foi morta após ser atacada por pitbulls nas proximidades do Mercado do Peixe, no bairro Santa Luzia, em Luís Correia. Um vídeo que mostra a agressão foi divulgado nas redes sociais. Os tutores da cadela fizeram um boletim de ocorrência e o dono dos pitbulls foi ouvido pela polícia. Naquele caso, ele relatou à delegada que os animais tinham saído por conta de uma pane nos portões. "Disse que eles tinham escapado, que tinha sido uma fatalidade", relatou a delegada.

Denúncias anônimas enviadas à polícia e também compartilhadas em redes sociais apontam que ataques parecidos têm ocorrido nas últimas semanas e que, além outros animais, crianças também já teriam sido atacadas pelos animais, que andavam livremente nas ruas com comportamento violento.

Imagem mostra cães da raça pitbull que mataram cadelinha na semana passada em Luís Correia. Imagem: Reprodução

PM apreende drogas e pertences abandonados por trio em Luís Correia

Foto: SSP-PI

O 24º Batalhão de Polícia Militar do Piauí (BPM) realizou, na tarde dessa quarta-feira (27), uma apreensão de substâncias entorpecentes, dinheiro e um celular no bairro Campos, situado no município de Luís Correia. A ação que resultou na apreensão dos itens ocorreu por volta das 12h30, durante patrulhamento de rotina na região. Enquanto realizavam rondas pelo bairro, a equipe policial avistou três indivíduos em comportamento suspeito.

Ao perceberem a presença da viatura policial, os suspeitos empreenderam fuga de maneira rápida, deixando para trás uma série de objetos que foram recuperados pela polícia. Entre os itens abandonados estão uma balança de precisão, um celular, uma bolsa, um cartão de crédito, 44 gramas de crack, 200 gramas de maconha, 46 trouxas contendo substância semelhante à maconha, e cerca de 75 gramas de substância com características semelhantes à cocaína. Os indivíduos adentraram uma área de mata nas proximidades e, até o momento, não foram localizados pelas autoridades.

Diante dessa situação, os objetos apreendidos foram recolhidos e encaminhados para a Delegacia de Luís Correia, onde serão objeto de investigação por parte das autoridades competentes.

Fonte: SSP-PI

Inquérito conclui que turistas mortos em praia foram confundidos com membros de facção rival

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Por Rebeca Lima 

Atualizada às 10h

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre os assassinatos dos turistas Francivânio Araújo Silva e Francisco de Assis Lopes Filho ocorridos em junho deste ano, na Praia de Atalaia, em Luís Correia, litoral do Piauí, e indiciou cinco pessoas.

De acordo com a investigação, não foi constatada ligação entre os autores do crime e as vítimas. A delegada Júlia Leite, de Luís Correia, informou que as vítimas estavam ouvindo música e fazendo gestos associados a uma facção rival à dos suspeitos.

“Não foi apurada qualquer ligação entre os autores e as vítimas. As vítimas estariam ouvindo músicas e fazendo gestos associados a uma facção criminosa rival à dos autores. Eles foram informados e já chegaram no restaurante atirando. Não foi apurado qualquer envolvimento das vítimas com facções criminosas”, pontuou a delegada.

Segundo o inquérito, Fábio Júnior de Sousa Galeno, Walisson Galeno de Sousa e dois adolescentes teriam participado diretamente do crime, a mando de Eduardo Oliveira Machado, mais conhecido como Madruga, que seria líder de uma facção criminosa que atua na região.

A polícia destacou que Fábio Júnior e Walisson Galeno já estão presos preventivamente, e um dos adolescentes foi internado provisoriamente.

Já Eduardo Oliveira, que possui um mandado de prisão em aberto, está foragido. A Polícia Civil divulgou a foto dele e o telefone (86) 99843-5039 para o recebimento de informações anônimas sobre seu paradeiro. 

Foto: Divulgação/Polícia Civil 

Além do homicídio dos amigos, o grupo foi indiciado por mais duas tentativas de assassinato no local e por integrar organização criminosa.

 

Polícia Civil apreende no Piauí condenado por matar militar do Exército no Ceará

Foto: Ascom / Polícia Civil

Da Redação

A Polícia Civil do Piauí apreendeu, na manhã desta desta sexta-feira (22), um homem identificado apenas pelas iniciais A.A.F., de 18 anos, na cidade de Luís Correia. Ele foi condenado por envolvimento na morte de um cabo do Exército no Ceará. À época do crime, ele era menor de idade.

Segundo delegado de Luís Correia, João Filipe Leite, ele foi condenado no início do ano pela Justiça do estado do Ceará por ter cometido ato infracional equiparado ao crime de latrocínio contra um cabo do Exército, na zona rural da cidade de Choró (CE).

Na ocasião, a vítima foi surpreendida por dois homens e o então adolescente que teria anunciado o roubo. Houve troca de tiros e morreram a vítima e um dos criminosos. A arma do militar foi roubada. O outro envolvido no crime foi preso pela polícia do Ceará.

Após trabalho conjunto das Polícias Civis do Ceará e do Piauí, o outro autor do fato foi localizado e devidamente apreendido. O custodiado se encontra agora à disposição do Poder Judiciário. 

Vídeo mostra cães matando outro animal em Luís Correia; polícia investiga

Foto: Reprodução/ rede sociais

Por Marina Sérvio 

Vários vídeos com imagens fortes de dois cães atacando e matando um cachorro que estava preso a uma coleira foram bastante compartilhados nesta segunda-feira (18), através das redes sociais e aplicativos de mensagens. O caso aconteceu no bairro Santa Luzia, próximo ao Mercado do Peixe no município de Luís Correia (a 345 km de Teresina). Veja vídeo abaixo. 

A delegacia do município recebeu uma denúncia anônima sobre o caso e iniciou a identificação dos envolvidos. Segundo a delegada Júlia Leite, os tutores do animal morto e dos cães responsáveis pelo ataque serão ouvidos para que as circunstâncias sejam esclarecidas.

“A ocorrência está em andamento e nós vamos investigar pra descobrir como se deu os fatos. Se esses cachorros foram instigados a agredir os outros, se o tutor está agindo com negligência em deixá-los soltos, ou se foi de fato algo deliberado, que ele instigou esses cachorros a praticar aquela agressão”, afirma a delegada responsável pelo caso. 

A polícia ainda não sabe afirmar quando de fato o vídeo foi gravado e buscará esclarecer os detalhes do ocorrido quando ouvir tutores e testemunhas. 

 

 

Ainda através de denúncias anônimas enviadas a polícia e também compartilhadas em redes sociais, populares afirmam que essa não seria a primeira vez que os mesmos cães andavam livremente nas ruas e cometiam agressões contra outros animais e até mesmo contra crianças.

Foto: Reprodução/ rede sociais

“As denúncias informaram que esses cachorros já estiveram soltos em outras oportunidades com comportamentos agressivos, mas nunca foi comunicado nada aqui na delegacia referente a esses mesmos cães. Ainda vamos apurar” reitera a delegada Júlia Leite. 

Governo executa urbanização da área do Porto de Luís Correia

Fotos: Ascom/Secid

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), está executando a urbanização do trecho de acesso ao Porto de Luís Correia com pavimentação em piso intertravado. O investimento na obra é de R$ 13.746.248,74 em uma área total de 53.038,74 m², localizada na Praia do Quebra-Mar, lateral da Avenida Teresina.

A obra de urbanização inclui a execução de um pátio, que pode ser usado como estacionamento, em bloquete intertravado de concreto. Esse tipo de pavimento, além do aspecto decorativo, oferece a vantagem de ter maior durabilidade e, por contar com fissuras entre as peças, permite um melhor escoamento de água. O piso intertravado pode durar cerca de 20 anos e, caso necessite reparos ou troca, o processo é simples.

A conclusão da primeira etapa do Porto de Luís Correia – um Terminal Pesqueiro e a dragagem do canal de acesso ao rio Igaraçu – será entregue em dezembro deste ano. Nesta obra, executada pela Investe Piauí, serão investidos cerca de R$ 90 milhões. O terminal vai fortalecer a cadeia da pesca no Piauí, um setor de grande importância econômica e social, sendo a principal fonte de renda para muitas famílias.

Além dos 90 milhões, a implantação do Porto de Luís Correia inclui outros investimentos como a Escola do Mar, executada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), e o trecho de acesso, a cargo da Secid. “Todos entendemos a importância dessa obra do Porto de Luís Correia, o significado dela para o povo piauiense e como vai contribuir com o desenvolvimento do estado. Estamos felizes e empenhados em fazer a nossa parte para entregar um Porto como o Piauí merece”, afirma a secretária das Cidades, Maria Vilani.

 

Da Redação 
[email protected] 

 

 

Posts anteriores