Cidadeverde.com

Médico recomenda exercício físico para evitar doenças cardíacas

Imprimir
O quadro “Saúde pra você”, do Jornal do Piauí desta quinta-feira (17), tratou de doenças ligadas ao coração e como evita-las. De acordo com o cardiologista Carlos Eduardo Batista a melhor indicação ainda é combater o sedentarismo. 

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

“É claro que além de se investir em exercício físico é preciso mexer em toda a dieta. É necessário evitar comidas gordurosas e o excesso de sódio. Esses são os principais responsáveis pelas doenças coronárias”, explica o médico.

Mais do que saber reconhecer os sintomas, é necessário pensar em prevenção. Os fatores têm familiares, de predisposição genética, devem ser considerados. Pessoas com diabetes e pressão arterial alterada devem ter cuidado redobrado.


“Principal preocupação não é esperar aparecer sintoma, mas os mais clássicos são dor no meio do peito, aperto que se irradia para o braço, dormências no braço, náusea, vômitos. Mas atenção, esses sintomas podem ser confundida com outras doenças”, alerta.

Socorro 
De acordo com o profissional cardiologistas, a melhor saída ainda é procurar, o mais rápido possível, socorro médico especializado. O telefone de urgência é o Samu através do telefone gratuito 192. 


“A arritmia cardíaca é a principal causa de morte. O estresse é fator de risco que ser observado, mas tem que ser trabalhado em conjunto com outros fatores para se evitar complicações. Ele pode contribuir para desencadear enfarto”, disse Carlos Eduardo.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais