Cidadeverde.com

Magistrados do PI e candidatos falam da importância do debate

Imprimir

O primeiro debate para a Associação dos Magistrados Brasileiros transmitido pela internet para todo o país, que acontece esta noite em Teresina acabou de começar. Os candidatos e magistrados piauienses destacam o pioneirismo do Estado e falam de suas expectativas para o debate.


O candidato da chapa 1 “Novos Rumos”, Nelson Calandra, afirma que o debate amplia o espectro da discussão da eleição da AMB para além dos magistrados. “O Poder Judiciário é um poder aberto que pertence à sociedade. O debate leva este assunto que é de interesse e toda a população de modo público e aberto”, destaca. Entre suas propostas estão a recuperação da auto-estima dos magistrados e a valorização do poder Judiciário perante o povo. “O Judiciário faz parte da vida da população desde que ela nasce até quando ela falece”, pontua.

Fotos: Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com


Nelson Calandra, da chapa 1

Gervásio Júnior, candidato da chapa 2 “AMB com Você”, também ressaltou que o debate no Piauí será positivo porque abrangerá não só os magistrados mas toda a população, através da internet. “É a primeira vez que isso acontece. Quem acompanhar o debate poderá ver a diferença entre os candidatos e perceber que somos o avanço”, assegura. As propostas da chapa para a AMB incluem a criação de uma data base para reajuste salarial, aumento de segurança nos fóruns, eleições diretas para cargos diretivos de tribunais entre outros.


Gervásio Júnior, da chapa 2

Sebastião Ribeiro Martins, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), afirmou que o novo presidente da AMB deve defender os interesses não só dos juízes mas também da sociedade e falou do pioneirismo do Piauí na discussão. “Nós somos um colegiado pequeno, temos mais de 200 juízes num universo de 14 mil no país inteiro, mas a transmissão do debate pela internet que está sendo retransmitida por vários sites das associações pelo Brasil coloca o Piauí em destaque”, declara.


Desembargador Sebastião Ribeiro Martins

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Evaldo Moura destaca que o debate “trará luzes e informações indispensáveis para a escolha do candidato que reúne as melhores condições para a difícil missão que é estar à frente da AMB”. Moura aproveita ainda para elogiar os dois candidatos. “São dois grandes magistrados que possuem serviços prestados ao poder Judiciário e à magistratura brasileira”, afirma.


Desembargador Edvaldo Moura, presidente do TJ/PI




Também estiveram presentes no debate o ex-presidente da Associação dos Magistrados de Minas Gerais, Nelson Messias de Morais; a juíza de Uberlândia (MG), Maria Luiza Assunção; Marcelo Piragibe, juiz de Juiz de Fora (MG) e o desembargador José Antônio Borges, ex-presidente do TRE-MG, entre outros.


As eleições para a AMB acontecem no próximo dia 26 de novembro.


Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais