Cidadeverde.com

Maioria dos diabéticos de Teresina são homens, revela pesquisa

Imprimir
Uma pesquisa realizada pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) revela que 5% da população de Teresina tem diabetes. O dado está de acordo com a média nacional, que aponta que 5,6% dos brasileiros adultos sofrem com a doença.


De acordo com o levantamento da Vigitel, a diabetes em Teresina é mais comum entre os homens: 5,1% dos indivíduos do sexo masculino sofrem da doença na capital piauiense. O percentual está bem próximo do índice feminino, que é de 4,8%. Já nacionalmente, a diabetes se mostrou mais comum em mulheres, apontando 6% da população.

Entre as capitais brasileiras, Fortaleza (CE) é a cidade que apresenta índices mais altos da doença: 7,3% da população. O menor índice está na cidade de Palmas (TO), que apresenta apenas 2,7% da população com diabetes. 

Apenas 10 capitais do país apresentam números menores que Teresina. São elas: Boa Vista (4,6%), Curitiba (4,7%), Goiânia (4,1%), João Pessoa (4,7%), Manaus (4,2%), Palmas (2,7%), Porto Velho (4,3%), Rio Branco (4,9%), São Luís (4,7%) e Distrito Federal (4,7%).

Outros dados divulgados

Foram divulgados ainda os dados nacionais de diabéticos por idade. A pesquisa aponta que 21,6% dos brasileiros que sofrem com a doença têm acima de 65 anos. Também foi revelado que 7,5% dos diabéticos têm de 0 a 8 anos de escolaridade.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais