Cidadeverde.com

Piauí: Mais da metade dos municípios descumprem lei de responsabilidade

Imprimir
O Tribunal de Contas do Estado (TCE- PI) notificou 134 prefeituras por descumprimento a lei de responsabilidade fiscal. O número representa 60% das cidades do Estado. As informações do relatório de gestão fiscal (RGF), divulgadas nesta quarta-feira (21), são referentes ao 2º semestre do ano passado.


16 cidades atingiram o limite de alerta dos gastos no setor Pessoal, que é de 48,60%, 33 cidades ultrapassaram o limite prudencial, que é de 51,30% e 85 prefeituras ultrapassaram o limite legal dos gastos que deve ser de até 54%.

Os números maiores são dos municípios de Boa Hora com 73,12% dos gastos da receita municipal com pessoal, Cristino Castro com 72,49%, e Redenção do Gurguéia 72,07%, seguidos de perto por Boqueirão do Piauí com 69,19% e Sigefredo Pacheco com 67,86%.

Os gestores que descumpriram os limites legais de despesa pessoal e não tiveram a adoção de medidas para reduzir os gastos ao limite estão sujeitos a penalidades como reclusão, suspensão dos direitos políticos, inabilitação para exercer função pública por até cinco anos e até a perda do cargo.

Todos os prefeitos notificados devem apresentar medidas de redução de despesas nos próximos relatórios enviados ao TCE.


Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais