Cidadeverde.com

Mais de 1,5 milhão de alunos faltam ao 1º dia de provas do Enem 2009

Imprimir

Mais de 1,5 milhão de alunos faltaram ao primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Os ausentes foram 37,9% do público total esperado no exame. Ao todo, 4.147.527 candidatos se inscreveram para a avaliação.

Só em São Paulo, no sábado (5), 46,9% dos concorrentes desistiram do exame, se atrasaram ou tiveram problemas para realizá-lo. A expectativa é que esse número suba neste domingo (6).

O índice abstenção só do primeiro dia já supera o total de faltantes do Enem 2008, quando 27,32% dos candidatos se ausentaram. Na edição passada da prova do MEC, dos 4.018.070 inscritos, 2.920.589 fizeram o exame.

Como o Enem passou a selecionar vestibulandos para 23 universidades federais e 26 institutos federais de tecnologia, esperava-se que a abstenção fosse menos expressiva.


Fraude adia exame
A avaliação, que deveria ter sido aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, foi cancelada por conta do vazamento de seu conteúdo. Após a constatação da fraude, o MEC interrompeu o contrato com o Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção), consórcio que estava responsável pela execução do Enem.

Em regime de urgência, o Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) e a Fundação Cesgranrio foram contratados para executar o novo exame. Os custos já atingiram R$ 131,9 milhões.


Fonte: UOL

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais