Cidadeverde.com

Manifestantes e Câmara fecham pacto e listam problemas na zona Sul

Imprimir
Após invadirem a Câmara Municipal de Teresina e suspenderem a sessão, uma comissão de moradores da ocupação Parque Vitória, zona Sul de Teresina, conseguiu uma reunião com vereadores e depois de 40 minutos chegaram a um acordo. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Um grupo de vereadores estarão até quinta-feira(27) realizando uma visita ao Parque Vitória para conhecer de perto os problemas dos moradores. 

Além disso, uma série de outras reivindicações deve ser exposta a representantes do Governo e da Prefeitura, em reunião que será marcada posteriormente, que também integrarão uma força de trabalho juntamente com os vereadores e os moradores. 


Entre as reivindicações dos moradores estão: 

- Saúde: construção de um posto de saúde ou uma equipe de PSF para cuidar da região e um mutirão para tratar possíveis epidemias de calazar e diarreia;
- Educação: querem uma escola infantil e fundamental e também querem transporte escolar;
- Regularização fundiária: solicitar decreto do prefeito para regularização do terreno;
- Infraestrutura: verificar a falta de água e energia e regularizar os serviços; querem calçamento de ruas; construções de banheiros; recuperação das casas caídas por conta das chuvas, além de cadastramento no Bolsa Família e também pontos e linhas de ônibus para o local;
- Geração de emprego e renda: querem uma lavanderia pública ou um centro de produção; 
- Esporte: solicitam uma área para esporte e lazer. 


O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Martins, que intermediou as negociações disse que vai solicitar a presença dos secretários da Prefeitura para acompanhar na visita e vai pedir ao prefeito urgência na regularização fundiária, já que é o primeiro ponto para conseguir os outros encaminhamentos. 


“A Câmara está de portas abertas para continuar recebendo os moradores do Parque Vitória e lutar com eles para conseguirmos atender as suas reivindicações. Iremos intermediar esse diálogo com o executivo, que é quem executa essas ações”, disse o presidente. 


O líder comunitário José da Cruz saiu satisfeito da reunião, que durou cerca de 40 minutos. Os vereadores Edvaldo Marques, Dudu, Antônio José Lira, Gilberto Paixão, Teresinha Medeiros, Rosário Bezerra também participaram das negociações.  

A promotora Leida Diniz, solicitada pelos manifestantes, não compareceu. 

Matéria relacionada:


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais