Cidadeverde.com

Mapa nacional da dengue alerta para alto risco de epidemia no Piauí

Imprimir
O Piauí continua entre os Estados com alto risco de epidemia de dengue em 2011. O novo mapa de alerta da doença foi apresentado em Brasília/DF nesta terça-feira (11) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e conta com 16 ao invés de nove unidades da federação, número relativo à divulgação do último setembro. E dos 178 municípios com alto índice de infestação do Aedes aegypti, 70 foram considerados prioritários no combate à doença, entre eles Teresina.


O mapa foi traçado com base no Risco Dengue, ferramenta que leva em conta seis critérios, entre eles os casos atuais e anteriores, índices de infestação do mosquito transmissor, coberturas de abastecimento de água e coleta de lixo e densidade populacional. 

Além do Piauí, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro estão com alto risco de epidemia no começo deste ano. Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão com risco alto. O Ceará chama a atenção pelo aumento de casos esperados para março e abril ter ocorrido já em janeiro.

Valter Campanato/ABr


Na apresentação, Padilha anunciou um plano de contingência pare enfrentar possíveis epidemias. O monitoramento será feito com as secretarias estaduais e municipais de Saúde e integrará ações de vigilância, assistência e mobilização. 

"Queremos, no dia de hoje, reforçar duas coisas: a atuação intersetorial e a integração entre atenção à saúde e vigilância em saúde. Queremos estimular os estados e municípios a ampliarem suas parcerias no combate à dengue. O Governo Federal, os estados, os municípios e as pessoas: todos podem fazer mais no combate à dengue", disse o ministro. 

Parnaíba foi monitorada pelo ministério, mas não apresenta risco elevado de infestação. Já Teresina será acompanhada com cuidado. "É importante nos antecipar a um crescimento de casos e óbitos de dengue. Para isso, estamos monitorando, nesses 70 municípios, o número de óbitos diariamente e o número de casos semanalmente", acrescentou Padilha.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais