Cidadeverde.com

Matemática: inscrições para Olimpíada vão até 21 de março

Imprimir
As inscrições para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2014 já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 21 de março. A competição é aberta a todos os estudantes de instituições públicas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O Piauí sempre obtém bons resultados e se destaca nas provas.

A OBMEP é uma atividade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em 2005, tem como objetivos estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Hoje a OBMEP mobiliza mais de 19 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas (localizadas em 99,3% dos municípios brasileiros).

Para marcar os 10 anos da Olimpíada, foi lançado também o Portal da Matemática, composto de vídeo-aulas de aproximadamente 10 minutos e outros conteúdos interativos correspondentes aos tópicos da grade curricular das escolas brasileiras desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O Portal é mais uma iniciativa do IMPA, conhecido por sua excelência na pesquisa e no ensino de pós-graduação (mestrado e doutorado), no sentido de democratizar e facilitar o acesso de todos (professores, alunos e familiares de alunos) a conteúdos de alta qualidade na área de matemática.

Clicando nos módulos, os usuários encontram “Vídeo-aulas”, “Exercícios” (interativos) e “Material” (apostilas em PDF com problemas e as respectivas soluções). Todos os conteúdos disponibilizados poderão ser baixados.


Sobre a OBMEP
Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3.

A OBMEP é realizada em duas fases: na 1ª fase, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) até o 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. A prova é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e é realizada nas próprias escolas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em um gabarito enviado pela coordenação da OBMEP) e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.

Assim, os 5% dos alunos de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase se classificam para a 2ª fase. Nesta fase, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas, os alunos fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. A prova da 2ª fase acontece em cerca de nove mil centros de aplicação espalhados pelo país e é corrigida por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da Olimpíada.

Os alunos premiados são divulgados no site da Olimpíada (www.obmep.org.br). Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas.

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.

Os 6.500 medalhistas da OBMEP 2014 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr., que será realizado em 2015.

Além do PIC, destinado a alunos medalhistas que estejam no Ensino Fundamental e Ensino Médio, a OBMEP abrange uma série de outros programas, como o PICME (iniciação científica e mestrado em matemática para alunos que estejam cursando a graduação, independente do curso); o POTI (Programa Olímpico de Treinamento Intensivo); o PECI (Preparação Especial para Competições Internacionais); e os Clubes de Matemática.

Recentemente foi lançado um novo programa, o PROF (Programa Oficinas de Formação), direcionado aos professores. Os objetivos principais do PROF são estimular a utilização dos materiais disponibilizados pela OBMEP e mostrar como a Metodologia de Resolução de Problemas pode ser usada para tornar o ensino da matemática mais desafiador e atraente na sala de aula.

A propósito, é importante ressaltar que a OBMEP e seus programas correlacionados disponibilizam na internet material didático de excelente qualidade, que pode ser usado por alunos e professores de matemática de todo o país.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais