Cidadeverde.com

Álcool causa má formação no cérebro de feto, alerta médico

Imprimir
O médico José Mauro Braz de Lima, especialista em Síndrome Alcoólica Fetal, alerta que o consumo do álcool causa má formação fetal e distúrbio de comportamento na criança. Segundo ele, que participa nesta quinta-feira (25) do “Grito de Alerta à Síndrome Fetal” em Teresina, quando a mulher grávida ingere álcool, este vai direto ao feto pelo cordão umbilical causando perturbação e problemas no cérebro da criança.

Yala Sena/CidadeVerde.com
O secretário de Saúde Ernani Maia e o médico José Mauro

Estudos apontam que a síndrome alcoólica fetal causa danos dez vezes maiores que a síndrome de Down. “Essa criança terá deficiência cognitiva, distúrbio de atenção, mental, e de comportamento. Quando crescer não vai conseguir um bom emprego e será eternamente dependente da família e do Estado”, pontua. 


De acordo com o especialista, a síndrome é pouco conhecida pela classe médica e pela sociedade. "Durante a gestação não se deve ingerir nenhum tipo de álcool, nem mesmo o álcool. Se beber, não engravide. Se engravidar, não beba. A tolerância tem que ser zero”, acrescenta José Mauro. 


O médico acrescenta que os índices de má formação fetal aumentaram nos últimos anos por conta do crescimento do número de mulheres que bebem álcool.  


Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais