Cidadeverde.com

Caminhada de meia hora em 3 dias na semana previne AVC

Imprimir
Trinta minutos de caminhada de três a quatro vezes por semana é o ideal para prevenir o Acidente Vascular Cerebral e garantir mais qualidade de vida. Além disso, ter alimentação saudável, controlar o diabetes e a hipertensão arterial são determinantes para evitar o derrame.

Essas mensagens educativas foram repassadas aos colaboradores do Centro Integrado de Reabilitação, na manhã desta sexta-feira (22). A iniciativa partiu da equipe de profissionais do projeto Pense Bem AVC no Piauí, desenvolvido pela Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação – Associação Reabilitar, que gerencia o Ceir.

Desde 2007, o projeto desenvolve ações de conscientização no sentido de evitar o derrame cerebral. Em 2012, os colaboradores visitaram escolas, comunidades e ministraram palestras para cerca de 1.200 estudantes do ensino básico de Teresina. O Pense Bem levou informação também aos moradores do interior do Estado. Cinco municípios foram visitados até agora.

A expectativa é que até o fim deste ano, a conscientização alcance um maior número de multiplicadores de informação. É o que diz a colaboradora do projeto, Cristiane Rocha, ressaltando que o objetivo da palestra no Ceir foi levar os funcionários a uma reflexão sobre as consequências de cada atitude tomada no dia-a-dia.

“Queremos alertar para a possibilidade de vida saudável, sem AVC. Daí, a importância da prevenção”, destaca. “No Centro Integrado de Reabilitação temos pessoas que lidam diariamente com pacientes que tiveram AVC, mas desconhecem ações simples que podem evitá-lo”, acrescenta a enfermeira.

A secretária do voluntariado, Cristiane de Pinho, é uma delas. A secretária reconhece a importância e a necessidade da conscientização e do esclarecimento. “A palestra nos ajudou a perceber e reconhecer o AVC para saber como agir diante de uma situação como esta. E mais, alertou para as ações cotidianas que devem ser adotadas para que cuidemos de nós mesmos”, finaliza. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais