Cidadeverde.com

Mercado prevê recorde na Selic em 7,25% até final deste ano de 2012

Imprimir
Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) na última semana preveem que a taxa básica de juros da economia brasileira deve continuar baixando ao longo deste ano. Para o mercado, a Selic deve atingir a mínima histórica de 7,25% ainda em 2012. Atualmente, a taxa básica de juros está em 8%, menor patamar da história. Os dados foram consolidados no boletim Focus, divulgado semanalmente pela autoridade monetária.

A previsão do mercado financeiro é de alta na inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Pela 4ª vez seguida, a estimativa para a inflação subiu e pode chegar a 5% em 2012 - 0,5% ponto percentual acima da meta perseguida pelo Banco Central. Se o cenário se confirmar, a taxa real de juros do País (Selic menos a inflação) será de 2,25%.

As instituições financeiras continuam pessimistas em relação ao crescimento da economia brasileira em 2012. Após uma série de reduções nas expectativas, a previsão oficial do mercado ficou estável em 1,9% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no País. 

No último boletim Focus, no entanto, divulgado nesta segunda, as instituições financeiras reduziram novamente a estimativa de alta do PIB, de 1,9% para 1,85%. Previsões oficiais do governo variam entre 2,5% e 3,5%.


Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais