Cidadeverde.com

Mestre Expedito recebe homenagem da TV Cidade Verde por sua obra

Imprimir
A TV Cidade Verde prestou homenagem especial a Mestre Expedito, artesão piauiense que comemora em 2013 seus 80 anos de vida e 50 de carreira. Das mãos do diretor-presidente da emissora, Jesus Tajra Filho, o artista recebeu uma placa pela passagem da data, festejada durante o programa "Quem ama, cuida", em alusão ao aniversário de 161 anos de Teresina (PI). 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

"Todas as pessoas que estão aqui em volta, que fizeram esse programa, são as pessoas que diariamente lutam, trabalham com muita paixão para fazer a boa imagem do Piauí. E eu estou extremamente feliz por homenagear o senhor, por tudo que essas suas mãos divinas têm feito e contribuído tanto para a boa imagem do Piauí", disse Jesus Tajra Filho, ao fazer a entrega da homenagem. 

Mestre Expedito agradeceu pela homenagem e também parabenizou a cidade aniversariante. "Parabéns a Teresina. Foi uma cidade muito importante na minha vida, que me acolheu e aqui eu cresci".


O artesão contou como começou a carreira. Lembrou que estudava quando criança, mas já trabalhava nas horas vagas. Porém, só aos 30 anos despertou para o artesanato. Foi quando engenheiros de outros estados brasileiros o presentearam com uma revista com obras de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. 

"Foi uma grande inspiração para mim", admite Mestre Expedito, que uniu essa inspiração ao trabalho sacro de Michelangelo. O resultado foi o surgimento de anjos e santos de madeira que ganharam o mundo e hoje estão expostos até no Vaticano. 


Mas antes de tudo, seu primeiro objeto de madeira foi um velocípede. E o brinquedo andava normalmente, garante o artesão. Depois vieram cataventos de madeira, que montaram uma engenhoca para produzir energia através do vento. 

Na próxima semana, os trabalhos de Mestre Expedito e da artista plástica Dora Parentes estarão em exposição na Casa da Cultura.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais