Cidadeverde.com

Metrô só volta a funcionar no mês de agosto; CMTP fará novos testes

Imprimir
A volta do Metrô de Teresina as suas atividades só deve ocorrer em agosto. A informação foi prestada nesta quinta-feira (21) por Antônio Sobral, diretor da Companhia Metropolitana de Transporte Público - CMTP -, horas depois de um vagão descarrilar no bairro Ilhotas. Entretanto, o adiamento não está diretamente relacionado ao sexto episódio do gênero neste ano na capital.

Thiago Amaral/Cidadeverde.com

De acordo com Sobral, a previsão de 25 de julho teve de ser prorrogada em função de um atraso na chegada de dormentes, peças que compõem os trilhos da linha férrea. Dos quatro mil desgastados, ainda restam cerca de 600 para serem substituídos. Com isso, o Metrô só deve voltar a funcionar na primeira semana de agosto. A decisão foi tomada em reunião na manhã de hoje. 

Matéria relacionada

O diretor explicou ainda que testes dinâmicos, com vagões sem passageiros, estavam sendo realizados nos últimos dias com o metrô, aumentando a velocidade em alguns pontos para ver se os trilhos aguentariam as alterações. Os resultados eram satisfatórios até hoje, quando uma roda saiu do trilho. 


Segundo Sobral, a avaliação mostrou que o trecho no Ilhotas não está apto ao funcionamento em velocidades mais elevadas. Nesta sexta-feira, uma equipe será enviada ao local para aperfeiçoar as correções. Depois um novo teste será realizado. 

O incidente assustou moradores vizinhos da linha férrea. Antônio Sobral disse que não há motivo para pânico, pois os testes são feitos seguindo critérios de segurança e a velocidade, apesar de ser maior, é calculada para que o trem saia o mínimo possível do trilho, se isso realmente ocorrer. 


Jordana Cury (especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais