Cidadeverde.com

Michel Temer receberá título de cidadania piauiense na Assembleia

Imprimir

O vice-presidente da República, Michel Temer, receberá o título de Cidadão Piauiense na Assembleia Legislativa, em sessão solene numa data a ser confirmada após a aprovação no Legislativo piauiense. O Projeto de Decreto Legislativo é do deputado Themístocles Filho (PMDB) e foi assinado por outros 10 parlamentares. A proposta foi lida na sessão do último dia 17 de fevereiro. 
 



Advogado de carreira Michel Miguel Elias Temer é vice-presidente da República e presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Também foi presidente da Câmara dos Deputados por três vezes.


 

Em 2009, foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como o parlamentar mais influente do Congresso Nacional. Temer é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.


 

O novo homenageado é Doutor em Direito pela Pontificia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, também autor dos livros Constituição e Política, Territórios Federais nas Constituições Brasileiras, Seus Direitos na Constituinte e Elementos do Direito Constitucional, este último na 20ª edição, com 200 mil exemplares vendidos.


 

Michel Temer iniciou a carreira política como oficial de gabinete de Ataliba Nogueira, secretário de Educação no governo Ademar de Barros, em São Paulo. Em 1983, Michel Temer foi nomeado procurador -geral de São Paulo. No ano seguinte, passou a ser secretário de Segurança Pública de São Paulo, cargo que voltou a ocupar no início dos anos 90.


 

No comando da Secretaria de Segurança Pública, criou a primeira Delegacia da Mulher do Brasil do Brasil, após receber, em 1985, uma comissão que denunciava o espancamento de mulheres e a omissão de autoridades diante dos crimes. No mesmo período, instituiu a Delegacia de Proteção aos Direitos Autorais, como instrumento de combate à pirataria.


 

Na primeira administração à frente da Secretaria de Segurança Pública, recebeu estímulo para disputar cargo eletivo. Michel Temer então teria confidenciado ao governador Franco Montoro, de São Paulo, o sonho de participar da Assembleia Nacional Constituinte em 1986, que o incentivou a seguir em frente.


 

Eleito deputado, Temer foi constituinte pelo PMDB e participou com destaque pela posição moderada e seu grande conhecimento de direito constitucional. Após a Constituinte, foi eleito deputado federal por seis mandatos, pelo PMDB. Licenciou-se do cargo somente para reassumuir a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e, depois, a Secretaria de Governo.


Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais