Cidadeverde.com

Minerador denuncia tocaia no PI ao tentar explorar esmeralda

Imprimir
O minerador Emiliano Madrid dos Santos denuncia que sofreu tentativa de homicídio por um grupo de garimpeiros armados na região de Várzea Branca (561 km de Teresina).

Emiliano tem o direito, assegurado pelo Departamento Nacional de Pesquisa e Mineração (DNPM), de pesquisar e lavrar esmeralda em terras da região de Várzea Branca, mas afirma que está impedido pelo grupo de entrar na cidade.

"Quando eu fui instalar acampamento para iniciar as pesquisas, os garimpeiros fizeram uma tocaia para me matar. Estou até impedido de entrar na cidade, mas minha pesquisa está regular e preciso iniciar os trabalhos", reforça o minerador, que é natural do Rio Grande do Sul e está desde 2002 investindo em pesquisas no Piauí.

As informações sobre a legalidade das pesquisas foram confirmadas pelo presidente do DNPM, Evaldo Lira. O grupo que impede o minerador de firmar equipamento em Várzea Branca possui de 12 a 15 integrantes.

Nesta quarta-feira (4), haverá uma audiência na 1ª Vara do Fórum de São Raimundo Nonato para tentar negociar com os garimpeiros.  

O Cidadeverde.com tentou entrar em contato com o juiz titular da 1ª Vara, mas não obteve êxito.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais