Cidadeverde.com

Ministro diz que sofre bullying no Piauí e defende novo aeroporto

Imprimir
Atualizada às 12h01
O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, durante coletiva à imprensa no Palácio da Cidade, nesta terça-feira (28), pediu que o governador Wilson Martins e o prefeito Firmino Filho definam uma área para a construção de um novo aeroporto de Teresina. Ele diz que a obra pode ser incluída no PAC 3. 

Yala Sena/CidadeVerde.com

“Me ajudem a ajudar o Piauí”, declarou Franco, que é natural de Teresina e estudou no Liceu Piauiense, mas estabeleceu sua carreira política no Rio de Janeiro onde foi Deputado Federal por três vezes, prefeito de Niterói e governador do Estado. 


Descontraído, Moreira Franco disse que desde que chegou ao Estado sofre bullying e falou sobre o deputado Marcelo Castro, que lhe fez o convite para visitar os aeroportos piauienses. Ele assegurou que o parlamentar “terá o privilégio de ser o governador do Piauí”, algo que ele não conseguiu, mesmo sendo também piauiense. 


Franco disse que sete aeroportos do Piauí foram contemplados com plano de expansão da malha aeroviária no estado: Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Corrente, Paulistana e Teresina, e falou sobre o problema na capital. 

“Queremos encontrar uma solução para o aeroporto de Teresina. Estou há um ano no ministério e não conseguimos encontrar uma solução. Confesso que é muito tempo e me assusto com isso”, admitiu.


O ministro pediu que Firmino assine um decreto juntamente com Wilson Martins no dia 21 de fevereiro para que a Infraero faça uma alteração técnica e agilize a reforma e entrega do aeroporto Petrônio Portela. 

O governador Wilson Martins afirmou que existem cinco áreas disponíveis para a instalação do novo aeroporto na capital: na Santa Maria da Codipi, Fazenda Soares, Socopo, Cacimba Velha e BR 316. Ele defendeu que se construa um novo aeroporto, mas que a prioridade seja a reforma do atual, sugerindo a construção de uma nova casa de passageiros para atender a demanda do terminal. 

“Concordo com o prefeito Firmino Filho que o aeroporto está estrangulado e mal localizado, mas ele ainda poderá atender a cidade por mais alguns anos já que não há condições nem tempo hábil para construir um novo aeroporto”, pontuou. 

Martins lembrou ainda que é preciso incluir no plano de expansão 41 aeródromos do estado já que apenas dez são homologados.

O representante da Infraero na comitiva de Moreira Franco informou que a empresa está disponibilizado R$ 600 milhões para investimentos na reforma do aeroporto Petrônio Portela, a fim de que este tenha sobrevida para os próximos 15 anos. 


Publicada às 10h19 (horário local)
O ministro da aviação Moreira Franco está reunido no Palácio da Cidade com o governador Wilson Martins e o prefeito Firmino Filho tratando sobre alternativas para melhorar o aeroporto de Teresina. O deputado Marcelo Castro também está presente no encontro. 

Yala Sena/CidadeVerde.com

O secretário municipal de Planejamento Washington Bonfim falou sobre o plano de construção de uma nova área aeroportuária na cidade e sobre a indenização para as famílias que moram nas imediações do atual aeroporto a fim de realizar a ampliação do terminal. 


Neste momento o empresário André Baía está falando. 

Os moradores da região do aeroporto estão distribuindo um panfleto onde dizem que ampliação do terminal será é “uma bomba para Teresina”. 


Após a reunião, o ministro concederá uma entrevista coletiva.

O prefeito Firmino Filho enfatizou que localização atual do aeroporto é um empecilho para o crescimento da cidade, mas disse que a prefeitura reivindica reforma, embora a solução seja a construção de um novo termina. “O aeroporto está situado a dois quilômetros do centro em uma região baixa, lugar claramente inapropriado; é um obstáculo para a verticalização da cidade", pontuou. 


Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais