Cidadeverde.com

Ministro lança Plano Safra para beneficiar 222 municípios do Piauí

Imprimir
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, está no Piauí para o lançamento do Plano de Safra do Semiárido e para entregar 238 máquinas correspondentes à segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Em entrevista ao Notícia da Manhã de hoje, ele afirmou que 222 municípios piauienses serão beneficiados.


"Aqui no semiárido queremos dar mais força hídrica para quem sofre com a seca, que é a pior dos últimos 50 anos. Continuamos com as ações emergenciais, mas nos municípios em que a chuva chegou em quantidade suficiente, vamos colocar o Plano Safra, que prevê bilhões em empréstimos a juros baixos, para estimular sistemas produtivos e técnicas já dominadas, além da reserva de água para períodos secos", detalhou o ministro.

Pepe Vargas explicou que para o agricultor que ainda está sem chuva, o melhor é buscar a linha emergencial, cujos juros são de 1% e o prazo para pagamento é de 10 anos. "Mas, se a chuva veio, pode pedir o Plano Safra, que já está em vigor. Também permitimos a renegociação das dívidas, com descontos de até 80%", destacou.


O ministro acrescentou ainda que o Governo Federal está direcionando R$ 1,3 bilhão para a compra de alimentos dos agricultores familiares. 

O lançamento do Plano Safra e a entrega das máquinas, tais como caminhões caçamba, caminhões pipas e retroescavadeiras, acontece nesta manhã, no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde.

Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais