Cidadeverde.com

Mirócles Veras diz que conseguiu 150 leitos para retaguarda do HUT

Imprimir
Para o secretário estadual de Saúde, Mirócles Veras, a prioridade do governo Zé Filho é resolver os problemas dos atendimentos de urgência e emergência em Teresina. Para que isso seja possível, o gestor revelou, em entrevista no Jornal do Piauí, que já conseguiu acertar apoio de 150 vagas para a retaguarda do Hospital de Urgências de Teresina.

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

“Estamos trabalhando um plano para resolver o problema da porta de entrada na saúde. A situação que está no HUT é desumana, mas vai ser resolvido. O HGV vai dar 80 vagas, HU 50 leitos e o HPM 20 leitos. Todos vão para retaguarda. Isso já é o suficiente para tirar as macas da entrada do HUT”, contou Mirócles Veres.

Há expectativa, também, para que as unidades de pronto atendimento (UPAs), a serem construídas pelo território de Teresina, possam contribuir de forma a minimizar a demanda de atendimentos do Hospital de Urgências de Teresina.


“Trabalhamos com um sistema de saúde integrado. Equipamentos como as UPAs vão trazer benefício. Mas estou secretário há apenas uma semana. O atendimento em Teresina, hoje, está um caos. Mas já chamei a responsabilidade do município para chegar a um consenso. O governador determinou que fosse dado um jeito”, disse o secretário.

HGV
O gestor revelou ainda que não há determinado sobre a reabertura do pronto-socorro do Hospital Getúlio Vargas para atendimento de urgência. Ainda nesta quarta-feira (16), o governo deve dar posse aos novos diretores técnico e geral do HGV.


“Não existe nada definido sobre urgência e emergência no HGV. Estamos elaborando uma ação conjunta. Ainda vou a Brasília brigar por mais recursos para, pelo menos, abrir os leitos do Hospital Universitário. Temos que resolver muita coisa ainda no Getúlio Vargas”, ponderou.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais