Cidadeverde.com

Morre o engenheiro e escritor João Gabriel Baptista aos 89 anos

Imprimir

O engenheiro civil aposentado João Gabriel Baptista, 89 anos, faleceu na noite deste sábado(20), vítima de ataque cardíaco. Ele, que também foi professor e escritor, foi o responsável pela primeira expedição às nascentes do Rio Parnaíba e secretário de Estado durante oito anos na década de 50. 

Segundo seu filho, Fernando Luis, o engenheiro estava com a saúde debilitada, sofria de mal de Alzheimer e havia contraído uma gripe forte que o fragilozou mais ainda, levando à parada cardíaca. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu.

Ele foi secretário de Obras no Governo Gayoso e Almendra, professor da Universidade Federal do Piauí e membro da Academia Piauiense de Letras, onde ocupava a cadeira número 3.  A primeira missão até as nascentes do Parnaíba foi organizada por ele, em parceria com a revista Manchete e com National Geographic.

Como engenheiro, professor e geógrafo, destacou-se na publicação de obras técnicas sobre geografia do Brasil e do Piauí. Ele já vinha adoentado há muito tempo.

“Meu era um apaixonado pelo Piauí. Escreveu vários livros retratando a história e a geografia do Estado e deu aulas sobre isso na Universidade Federal e no Liceu”, conta Fernando Luís.

João Gabriel deixa sete filhos. O professor Gabriel Baptista era irmão do desembargador aposentado Raimundo Baptista, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.


O velório acontece na capela do cemitério Jardim da Ressurreição, onde será sepultado por volta das 17 horas deste domingo, no Alto da Ressurreição, zona Sudeste de Teresina.

Vida pública
Gabriel Baptista nasceu em Teresina, em 4 de agosto de 1920. Engenheiro fiscal de obras do Nordeste do Serviço Nacional da Malária; chefe da Divisão de Locomoção da Estrada de Ferro Central do Piauí e engenheiro do DER. Foi secretário de Estado da Viação e Obras Públicas, Agricultura, Indústria e Comércio no Governo Gayoso e Almendra (1955-1959).

Pertenceu também ao Instituto Histórico e Geográfico Piauiense e à Sociedade Interamericana de Engenharia Sanitária. Publicou os livros Vulcões do Brasil, 1952; Nascentes de um Rio, 1991; Geografia Física do Piauí, 1975; A Origem do Rio Parnaíba, 1987; Mapas Geo-Históricos do Piauí, 1987, e Etnologia Indígena Piauiense, 1994.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais