Cidadeverde.com

Entidade quer criação da coordenadoria de saúde para negros

Imprimir
O movimento negro está solicitando ao governo do Estado que crie a Coordenadoria Estadual de Saúde para a População Negra. O pedido está sendo oficializado na reunião do Conselho de Saúde, presidida pela secretária Lílian Martins com representação de 30 entidades. 

Ruimar Batista, que representa o movimento negro, o disse que o Estado está perdendo verba do governo Federal devido à falta de um órgão específico para esse setor. Segundo ele, 77% da população do Piauí é negra.

Eles pedem um diagnostico da saúde de população, implantação de um programa de combate ao racismo na rede SUS e concurso público para a raça. Essa coordenadoria ficaria ligada à Secretaria de Saúde. 

Outros temas

Durante a reunião do Conselho, outros temas foram debatidos entre eles a situação da Potycabana. O conselheiro Carlos Neves, do Sindicato dos Urbanitários, após parabenizar os estudantes sobre o movimento contra a passagem de ônibus, o conselheiro também questionou porque não foi feita a parceria com a Fecomércio para saúde do trabalhador. 

A secretária Lilian Martins disse que defendia uma parceria público-privada na Potycabana, mas a Procuradoria Geral do Estado recomendou que juridicamente era ilegal. 



Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais