Cidadeverde.com

MP condena uso do termo "menor" ao se referir a crianças e adolescentes

Imprimir
Durante café da manhã nesta terça-feira (21), a promotora de Justiça e coordenadora do centro de apoio das promotorias de Justiça da infância e da juventude, Leida Diniz, condenou a utilização da expressão “menor” em matérias envolvendo crianças e adolescente. O conselho foi dado durante uma reunião com repórteres de todo o Estado e tem como tema “Mídia e dignidade à pessoa humana”. O evento é uma iniciativa do Comitê Piauiense contra Exploração da Criança e do Adolescente.


Na ocasião, o Ministério Público lançou também uma campanha “Pelos Direitos da Infância: Gestão Reprovada” denunciando o município “inimigo da criança”. A peça mostra fotos de escolas e crianças em salas de aula em péssimas condições, transporte de alunos em caminhões paus-de-arara e prédios sucateados. O slogan é “Pelos direitos da infância: Gestão reprovada. Denuncie o município inimigo da criança”. 

O promotor Edilson Farias palestrou sobre a responsabilidade da Mídia, que para ele “é fundamental para a transformação de idéias e na sociedade possa viver livremente”. Farias acrescenta que realizou um estudo e constatou que o Brasil era um dos lugares onde mais se praticava tortura durante a década de 1970, mas que hoje se vive livremente, mas uma liberdade com responsabilidade.  

Leida Diniz acrescentou que o Jornalismo faz parte do debate democrático da nossa sociedade e falou sobre a importância da mídia. “A comunicação é um direito social que promove a ação democrática, desde que respeitando a dignidade e privacidade humanas”, pontuou. A promotora aconselhou o não uso da palavra “menor” quando relativa a criança e adolescente. “Esta é uma palavra que não deve ser usada por jornalistas. É preciso extirpar o termo ‘menor’. Temos que falar criança e adolescente”, pontuou. 



Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais