Cidadeverde.com

MP pedirá saída imediata de PMs que trabalham como delegados no Piauí

Imprimir
O Ministério Público do Estado do Piauí anuncia ações em todo o Estado pedindo o asfastamento imediado de policiais militares que trabalham como delegados de polícia. A ação coordenada deve ocorrer na quarta-feira (15). Promotorer vão ajuizar ações civis públicas alegando o parágrafo quarto do artigo 144 da Constituição Federal, que limita tal função para delegados de carreira. 

Segundo o Ministério Público, o então secretário de Segurança, Robert Rios, teria se comprometido a assinar termo de ajuste de conduta no início do ano para nomear os aprovados no concurso público para delegado de polícia de 3ª classe em oito meses, mas isso não ocorreu. Oitenta e seis delegados aguardam por nomeação.

A Promotoria da Fazenda Pública chegou a instaurar em janeiro inquérito civil público para investigar a nomeação de pessoas estranhas à carreira e sem concurso público para o cargo de delegado. 

O secretário estadual de Segurança, Raimundo Leite, informou ao Cidadeverde.com que ainda não teve conhecimento da decisão do Ministério Público para poder se pronunciar. Para 2011, ele solicita ao executivo estadual um novo concurso para agente de polícia civil.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais