Cidadeverde.com

MPE questiona legalidade da posse de vereador no Detran

Imprimir
O Ministério Público do Estado solicitou à Câmara Municipal de Teresina e à Procuradoria da Casa informações acerca da posse do vereador Jeová Alencar no cargo de diretor geral do Detran. Segundo o promotor Fernando Santos, a Lei Orgânica do Município apresenta uma dubiedade.

No artigo 38 está descrito, segundo o promotor, que o vereador pode exercer cargo de direção de autarquia do Estado e do governo federal. Porém, o artigo 40 determina que só é permitido o licenciamento se o cargo for de segundo e terceiro escalão do governo federal.


O promotor quer saber ainda se essa permissão está em acordo com a Constituição Federal. A legislação proíbe a nomeação de deputados federais, senadores e deputados estaduais para esse tipo de cargo. "Queremos saber se isso se aplica à Lei Orgânica. Requeremos informações ao presidente da Câmara para avaliar", declara o promotor.

Com base nas informações colhidas, o promotor poderá ingressar com ação contra a nomeação do parlamentar.

O requerimento foi protocolado na Câmara na sexta (11) e o presidente da Casa, Rodrigo Martins, tem 10 dias úteis para apresentar o parecer da Procuradoria Jurídica da Casa.

O advogado Kelson Macedo, que representa o vereador, afirma que a posse foi respaldada na lei e foi feita uma consulta à Procuradoria da Câmara, que deu parecer favorável.

"A Constituição Federal trata da matéria a partir do momento em que a Lei Orgânica não existe ou não prevê tal situação. No artigo 38 ele cita autarquias e no artigo 40 cita de cargos de segundo e terceiro escalão, permitindo a nomeação. O Detran é considerado cargo de segundo escalão", explica.

Ainda de acordo com o advogado, a Lei Orgânica foi modificada em 2008 para que o então vereador Zé Nito pudesse assumir a presidência da Fundalegis.

Além disso, o licenciamento do vereador foi votado em plenário e apenas um vereador se absteve de votar. Os demais permitiram que Jeová se licenciasse, pelo período que durar seu decreto de nomeação.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais