Cidadeverde.com

MPF: Ex-prefeita de São Miguel do Tapuio é condenado em ação

Imprimir
O Ministério Público Federal obteve na Justiça a condenação da ex-prefeita do município de São Miguel do Tapuio, Jandira Freitas Lira Evaristo Cardoso, durante seu mandato entre os anos de 1997 a 2000.
 
A denúncia foi proposta em 2006 pelo MPF, através do procurador da República Marco Túlio Lustosa Caminha, pelo fato da ex-gestora empregar os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério/FUNDEF em desacordo com os fins que se destinavam, utilizando-os para o pagamento de gastos relativos à limpeza pública (R$7.300,00) e a reforma de um centro pedagógico (8.554,00), assim como deixar de prestar contas no prazo devido.
 
A Justiça Federal condenou a ex-prefeita pela prática de crime de responsabilidade previsto do Decreto-Lei nº 201/67, à pena de 1 ano e 6 meses de detenção a ser cumprida em regime inicial aberto (art.33,§2º,”c” do CP) sendo 6 meses por cada crime previsto no art. 1º, incisos IV, VI e VII do Decreto-lei nº 201/67; à perda de eventual cargo ocupado, prevista no art. 1º, § 2º do mesmo Decreto-lei e à inabilitação, pelo prazo de 5 anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais