Cidadeverde.com

Mulher assume ser lésbica na tribuna durante sessão na Câmara

Imprimir
Telma Oliveira, 39 anos, fez uma revelação ao falar na tribuna da Câmara Municipal de Teresina nesta sexta-feira (20) quando recebeu homenagem pelo Dia de combate a homofobia. 

Fotos: Carlos Lustosa


Ela foi homenageada por ser a primeira mulher lésbica do Piauí a receber  pensão alimentícia após a morte de sua companheira em 2007.  “Hoje estou aqui assumindo publicamente a minha orientação sexual”, anunciou Telma que falava ao microfone na tribuna. 


“É uma honra está recebendo essa homenagem. O medo existe sim e ainda sinto medo”, disse Telma. A proposta da sessão especial foi da vereadora Rosário Bezerra (PT).



A história de Telma foi destaque na imprensa quando recebeu a pensão. Após a morte da companheira, ela foi ameaçada pela família da mulher e quase perdeu tudo. Ainda hoje corre na justiça seu processo de união estável.




Preconceito

A ex-secretária de Assistência Social, Umbelina Carvalho, lembrou da dificuldade para a implantação do Disque Homossexual. “Pelo preconceito. Ninguém queria assumir o Disque Homossexual”, disse.


Ela lembrou que sofreu o preconceito na pele ao ser barrada por uma beata em uma missa a acusado de ser lésbica. “Eu disse: eu não sou lésbica e mesmo que fosse teria o direito de frequentar a igreja”. 


Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes, afirma que o avanço da legislação no Supremo Tribunal Federal que permitiu a união homoafetiva é um resultado de luta antiga, inclusive aqui no Piauí.


"A nossa luta continua. Temos muito o que enfrentar. Essa sessão na Câmara é uma questão pedagógica e continuamos à frente contra a homofobia", declarou.



Faixa cor-de-rosa

A delegada do Trabalho, Paula Mazzulo, revelou que sofreu ameaças ao propor em reunião que o prédio da DRT (Delegacia Regional do Trabalho) expusesse uma faixa cor-de-rosa na fachada numa ação de combate a homofobia.


“Quase apanho e houve ameaças de denúncia a Corregedoria do Ministério do Trabalho só por causa da faixa”, disse.



Ela disse que resistiu as ameaças e com autorização de seus superiores estendeu a faixa no Dia da Parada da Diversidade.  




Flash Yala Sena

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais