Cidadeverde.com

Museu do Piauí realiza a 11ª edição da Semana dos Povos Indígenas

Imprimir
O museu do Piauí está realizando a 11ª Semana dos Povos Indígenas. A programação iniciou na manhã desta quarta-feira (23), e segue até o dia (25). O evento tem o objetivo de permitir que os índios piauienses tenham mais visibilidade e apresentar as suas reivindicações. Estiveram presentes à solenidade representantes da etnia Tabajaras, de Piripiri, Piauí, e Poranga, no Ceará;  Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Cultural do Piauí (Fundac), estudantes e professores.

Marcelo Rodrigues/Ccom

Durante a abertura do evento foi realizada uma apresentação do ritual indígena Toré, além da apresentação do plano de trabalho da Funai para o Piauí no ano corrente. Na oportunidade, Romeu Tavares, indigenista e chefe da coordenação técnica em Piripiri, ressaltou a importância do evento. “Esse evento é fundamental, pois dentre outras coisas, o índio piauiense necessita de mais visibilidade. E trabalhar a questão da visibilidade é uma das nossas metas para esse ano, além da qualificação da terra para o povo indígena”, afirma Romeu Tavares.

Para Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí, a semana tem o intuito de homenagear o índio piauiense. “Temos o intuito de comemorar e homenagear ao índio, além de permitir que estes tenham oportunidade de mostrar elementos da sua cultura, além de dar visibilidade às suas necessidades”, comenta.

O presidente da Fundac afirmou que o Governo do Estado do Piauí, através da Fundac está aberto a parcerias com as comunidades indígenas. “O Governo do Estado está aberto a colaborar com a causa indígena. Estamos abertos a parcerias, pois o Brasil tem um débito enorme com esse povo’’, conta.

Para o cacique José Guilherme, presidente da Associação Itacoatiara, eventos como esse são de suma importância. “Essa iniciativa é muito boa, pois contribui para a valorização das nossas raízes”, analisa. 

Professores e alunos aprovam a iniciativa. Para o professor de História Sérgio Monteiro, essa é a oportunidade dos alunos terem contato com um conteúdo que já foi abordado em sala de aula. “Nas escolas, apesar de trabalharmos a cultura indígena, por exemplo, nós não temos contato com o concreto e essa é uma oportunidade de sentir a cultura desse povo de perto”, afirma.

A estudante Joice Cristina, 12 anos, conta que essa foi uma experiência muito gratificante. “Essa é a primeira vez que eu venho ao museu e estou gostando muito, pois estou conhecendo um pouco mais da cultura indígena”, disse.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais