Cidadeverde.com

Ônibus com transporte ilegal de 40 eleitores é apreendido no PI

Imprimir
Às vésperas da eleição suplementar em Fronteiras (a 422 quilômetros de Teresina), um ônibus com 40 eleitores da cidade que estavam em Pernambuco, foi apreendido pela Polícia Militar. Na ação, foi constatado o transporte irregular de eleitores. Neste domingo(09) acontece a 20ª eleição para prefeito no Piauí, por conta de cassação de gestores eleitos em 2008. Em Fronteiras foi cassado Osmar Sousa (PDT). 

Fotos: Fronteirasonline
Ônibus que transportava os eleitores

De acordo com o juiz eleitoral Marco Antônio Mendes, o ônibus foi fretado no valor de R$ 4 mil. “O Ministério Público está investigando o que pode ser feito, mas já foi constatado o transporte irregular de eleitores, resta ter certeza qual candidato teria fretado. Mas, o promotor já tem suspeitas, pois advogados de uma determinada coligação já pediu para liberar o ônibus. Não posso dizer o nome, porque são suspeitas”, declara o juiz. 

Osmar de Sousa que foi afastado

Ele disse ainda que o promotor Francisco Túlio Ciarlini Mendes estuda entrar com o pedido de impugnação do direito de votar desses eleitores. “Esse é um caso único, que nunca aconteceu no Piauí. Já ocorreu de impugnar o candidato por ter transportado eleitores, mas de impugnar o direito de votar será a primeira vez, caso ele consiga argumentos. Estamos aguardando até esta noite”, declarou o juiz Marcos Antônio. 


Ânimos acirrados

Segundo o juiz eleitoral, os ânimos na cidade só acalmaram com a chegada de duas equipes da Polícia Federal e o reforço de 41 policiais militares comandados pelo coronel Jaime Oliveira, comandante de Policiamento do Interior, mas ele considera normal de todo pleito eleitoral. 

“O clima estava tenso e a cidade movimentada durante a noite e madrugada. Até acidente de trânsito aconteceu, porque uma moto estava seguindo um carro e esse deu uma freada brusca e o motoqueiro caiu. No início aconteceram incêndios suspeitos e até funcionários da Justiça Eleitoral estavam sendo seguidos por motoqueiros. Por isso, nos antecipamos e pedimos esse reforço policial”, justifica o juiz.

Numa operação realizada na noite de ontem, 20 motocicletas irregulares foram apreendidas pela Polícia Militar. “Outros ficaram com receio e reduziu a movimentação de motos e os funcionários pararam de serem seguidos”. 

A PM também instaurou que a Lei Seca comece a valer a partir das 20 horas deste sábado. Nenhuma das coligações contestou. 

Candidatos

Concorrem às eleições, José Laércio da Luz (PT) pela coligação "Trabalho, Justiça e Renovação" (PT, PDT, PCdoB, PRB, DEM) e tem como vice Aquiles Batista dos Santos Filho (PT) e Eudes Agripino Ribeiro (PPS) pela coligação "O futuro começa agora" (PTB, PMDB, PR, PPS), a vice é Antonia Jussara Gomes Alves. Estão aptos a votar cerca de 8.680 eleitores. 

Matérias relacionadas:


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais